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domingo, setembro 02, 2007

* GT3: LAMBORGHINI FAZ CORRIDA DE RECUPERAÇÃO E VENCE 3ª ETAPA EM CURITIBA.





Dupla Boni/Feldman confirmou superioridade do carro italiano que, mesmo perdendo tempo por um pneu furado, venceu uma emocionante prova do Brasil GT3 Championship

CURITIBA (PR) – A terceira etapa do Brasil GT3 Championship, disputada na manhã de hoje no autódromo de Curitiba, viu uma demonstração de força e eficiência da equipe da dupla Paulo “Boni” Bonifácio/Alceu Feldmann. Dividindo a pilotagem do belo e agressivo Lamborghini Gallardo, a dupla completou as 37 voltas em 1h00min01s378, com média de 136,66 km/h, depois de se recuperar pelo atraso causado por um pneu furado na 22ª das 37 voltas da corrida. A segunda colocação também foi conquistada depois de muita briga na pista pela dupla Cláudio Ricci/Walter Derani, que conduziram o igualmente veloz Ferrari F430. Fechando o pódio, o Dodge Viper da dupla Abramo Mazzochi/Ramon Matias terminou na terceira posição, a apenas seis segundos do líder.

A primeira corrida deste domingo contou com céu aberto e grandes doses de emoção. Logo na segunda volta, o Ferrari pilotado por Renato Cattalini parou devido a um pequeno incêndio, forçando a primeira entrada do Lobini H1 Safety Car na pista. “Tivemos um vazamento numa válvula de drenagem do tanque. A gasolina atingiu o escapamento, causando o incêndio. Tentei apagar sozinho, mas não teve jeito”, afirmou o piloto, parceiro de Luiz Otávio Paternostro.

Na relargada, o Lamborghini pilotado por Boni continuou abrindo vantagem para o Dodge Viper Coupé da equipe Medley, que estava sob o comando de Andreas Mattheis. No pelotão intermediário, as brigas por posição eram constantes. Lico Kaesemodel, com seu Porsche 997 GT3 Cup, segurou o ímpeto do Ferrari F430 amarelo de Rafael Derani. Os Viper de Amílcar Collares e Abramo Mazzochi travaram boa disputa, com vantagem posterior para Mazzochi, autor de uma bela ultrapassagem na freada do “S” na nona volta.

Enquanto isso, Boni e seu Lamborghini Gallardo continuaram a registrar voltas rápidas e, no primeiro turno da prova, era o único carro a baixar da marca de 1min22s. Com 12 voltas completadas, sua vantagem para Mattheis já era de 3s9. As paradas para troca de pilotos começaram na 14ª volta, a 35 minutos do final. Walter Derani foi o primeiro a entregar seu Ferrari a Cláudio Ricci. Na volta seguinte, Collares passou o volante do Viper preto para Fábio Casagrande, que logo depois teve de cumprir um drive-through (assim como Leo Burti, ao assumir o outro Viper no lugar de Paulo de Tarso) por andar acima da velocidade permitida nos boxes.

Bonifácio encostou nos boxes no terceiro minuto da janela obrigatória, na 16ª volta, e entregou o carro a Alceu Feldmann. Na 21ª volta, foi a vez de Andreas Mattheis fazer a troca obrigatória. Assim, a estratégia de Lico Kaesemodel de andar o máximo possível para entregar o carro a Antonio Hermann em ótimas condições vinha surtindo efeito. A troca da dupla aconteceu no penúltimo minuto permitido da janela e o Porsche voltou na liderança da corrida.

Logo depois, na 22ª volta, a surpresa: um furo no pneu traseiro esquerdo do Lamborghini obrigou Feldmann a parar nos boxes e fazer a troca. “Quando vi que o pneu havia furado, fiquei muito triste. Estávamos administrando a liderança quando aconteceu. Felizmente a equipe fez a troca com muita eficiência e rapidez, mas voltei em quinto lugar”, contou o líder do campeonato. A 21 minutos do final, Xandy Negrão conseguiu a ultrapassagem sobre Hermann e, com o problema no pneu do Lamborghini, parecia caminhar para a vitória. Foi quando, segundo o próprio Alceu declarou após a prova, “Deus mandou o Lobini H1 Safety Car para a pista”, o que fez reagrupar todos os carros, colocando o Lamborghini junto dos carros da frente. Marcelo Fernandes rodou na saída do “S” de alta velocidade e acertou o Dodge Viper de Fábio Casagrande, que saiu do carro irritadíssimo e começou a discutir com o piloto do Ferrari F430.

O tempo de retirada dos carros acidentados fez o Lobini H1 Safety Car voltar aos boxes e dar a relargada somente quando faltavam nove minutos para o final. Foi quando Feldmann começou a ir para cima e recuperar posições, até alcançar a liderança ultrapassando Xandy Negrão na volta número 31.

Cláudio Ricci, que marcou a volta mais rápida da prova, veio no embalo e também ultrapassou o carro da Medley. Com o Lamborghini abrindo distância dos concorrentes a poucas voltas do final, a briga ficou restrita ao Ferrari de Ricci e aos Dodge Viper de Negrão e do jovem Ramon Matias, que na última volta ultrapassou o experiente ex-piloto de Stock Car.

“Eu sabia que em alguns pontos eu era mais rápido. Na penúltima volta até passei direto na freada do ‘S’ e quando vi a placa de última volta pensei: ‘é agora ou nunca’, e tentei no final da reta. O Xandy foi muito limpo comigo e assim conquistamos mais alguns pontos importantes para a disputa do campeonato”, contou o piloto de 20 anos.

Na classificação do campeonato, a dupla Bonifácio/Feldmann continua na liderança, agora com 28 pontos. Mesmo com o quarto lugar, a dupla Mattheis/Negrão permanece perto dos líderes na tabela, com 21, mas apenas um à frente de Abramo Mazzochi/Ramon Matias. O segundo lugar de Claudio Ricci colocou sua parceria com Walter Derani em quarto lugar (18 pontos).

A quarta etapa do Brasil GT3 Championship acontece ainda nesta tarde de domingo e terá Alceu Feldmann largando da pole position com Cláudio Ricci em segundo lugar.

Confira o resultado da 3ª etapa:

1º) P.Bonifacio/A.Feldmann (Lamborghini Gallardo, SP/PR), 37 voltas em 1min00s01.378 (média de 136,66 km/h)
2º) W.Derani/C.Ricci (Ferrari F430, SP/RS), a 4.863
3º) A.Mazzochi/R.Matias (Viper Coupé, RS/RS), a 6.025
4º) A.Mattheis/ X.Negrão (Viper Coupé, RJ/SP), a 7.276
5º) P.Tarso/L.Burti (Viper Coupé, PR/SP), a 12.946
6º) R.Derani/Alencar Jr (Ferrari F430, SP/GO), a 16.163
7º) L.Kaesemodel /A.HermanN (P9, SP/PR), a 30.945
8º) S.Laganá/M.Fernandes (Ferrari F430, PR/RS), a 13 voltas
9º) A.Collares/F.Casagrande (Viper Coupé, SP/SP), a 13 voltas
10º) R.Cattalini/Paternostro (Ferrari F430, PR/SP), a 35 voltas

Melhor Volta: W.Derani/C.Ricci, 1:21.218
Fonte: Cronomap

Classificação do Brasil GT3 Championship após a terceira etapa:

1º) P.Bonifacio/A.Feldmann, 28

2º) A.Mattheis X.Negrão, 21

3º) A.Mazzochi/R.Matias, 20

4º) W.Derani/C.Ricci, 18

5º) R.Derani/Alencar Jr, 9

6º) L. Paternostro/R. Catallini, 8

7º) A.Hermann/L.Kaesemodel, 6

8º) P.Tarso/L.Burti, 4

9º) M.Fernandes/S.Laganá, 3


Cleber Bernuci, Caio Moraes e Rodolpho Siqueira
Press Consultoria Ltda.

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