COMPRE AGORA

sábado, setembro 08, 2007

* STOCK CAR: COM SORTE, CACÁ BUENO VENCE ETAPA DE CURITIBA.

Ricardo Maurício e Marcos Gomes fecham pódio e garantem passagem aos playoffs

CURITIBA – Beneficiado inicialmente pelo sistema de largada da categoria, e contando com a sorte de ver o pole e líder da prova Pedro Gomes (L&M) parar para trocar o pneu esquerdo traseiro furado, Cacá Bueno conquistou neste sábado sua segunda vitória na temporada 2007 da Stock Car. O piloto da Equipe RC saiu em terceiro no anel externo do Autódromo Internacional de Curitiba – Pinhais e tomou a segunda posição de Ricardo Maurício (Medley) no contorno da primeira curva. Maurício, no entanto, também se aproveitaria do problema de Pedro Gomes para voltar à posição original do grid e recuperar a vice-liderança do campeonato. O companheiro de equipe Marcos Gomes terminou em 3º e subiu da 7ª para a 4ª posição na classificação geral.
“Com o atual formato de partida em movimento, é melhor sair em terceiro do que em segundo”, explicou Maurício. “O terceiro colocado pode colar no pole e impedir que o segundo faça a tangência ideal na primeira curva. Foi o que aconteceu hoje, como havia acontecido a meu favor em Londrina contra o Cacá”, ressalvou. Com o abandono de Thiago Camilo (Vogel/Texaco), que não completou uma corrida marcada por incidentes depois de sair apenas em 12º, Maurício tem agora 93 pontos, contra 107 de Cacá. Restando apenas a etapa de Brasília no próximo dia 23, apenas os dois podem iniciar os playoffs decisivos das últimas quatro corridas na ponta da tabela.

Primeiro a ganhar duas provas no ano, Cacá reconheceu que a vitória foi facilitada pelas características do traçado. “Foi tranqüilo, porque as tentativas de ultrapassagem aqui são arriscadas. É melhor para quem está atrás, que pode aproveitar os erros dos outros. A verdade é que dei sorte, mas é preciso sorte para quem está disputando o título. O Maurício saiu bem na primeira largada, que acabou cancelada, mas na segunda consegui me posicionar melhor. Andei atrás do Pedro Gomes porque o motor dele estava bom e o carro tracionava bem na saída do esse de baixa. Ainda bem que o rapaz lá em cima estava olhando por mim”, agradeceu.

Maurício disse que não conseguiu evitar a passagem de Cacá na segunda largada. “Eu tinha uma parede à minha frente, que era o carro do Pedrão, e não deu para segurar a posição. Meu motor continuou não empurrando muito nas retas e tivemos de apelar para o acerto aerodinâmico para compensar. Também dei sorte com os problemas do Pedrão. Agora, com 16 pontos a mais que o Camilo, o segundo lugar nos playoffs está garantido. Tirar o primeiro do Cacá será difícil”, reconheceu.

Marcos Gomes foi um dos pontos altos da corrida. Partiu em 6º, mas escolheu bem o traçado e ganhou duas posições na primeira curva. Depois, no entanto, precisou correr com o máximo de concentração para evitar as investidas dos adversários. Chegou a se tocar com Hoover Orsi (NarsCastroneves) e recebeu forte pressão de Antonio Jorge Neto, até que o parceiro de Cacá Bueno desistiu por causa da quebra do semi-eixo traseiro. “Meu carro não estava legal nas curvas, mas felizmente o motor rendia bem nas retas”, comentou Marcos Gomes, que comemorou o salto na classificação. Com mais 16 pontos, subiu para 57 e é agora um dos quatro já garantidos matematicamente na fase final.A novidade no resultado final da prova foi a entrada dos dois carros da Vivanz 307 Racing na zona de pontos. Ricardo Sperafico terminou em 10º e Guto Negrão foi o 15º. A Medley assumiu a liderança do campeonato de equipes, com 150 pontos contra 148 da RC.

O resultado da prova foi este:

1º) Cacá Bueno (ML, RJ), 51 voltas em 49:01.169 (média de 159,18 km/h)
2º) Ricardo Mauricio (CA, SP), a 1.264
3º) Marcos Gomes (CA, SP), a 2.894
4º) Valdeno Brito (P3, PB), a 3.766
5º) Alceu Feldmann (CA, PR), a 4.221
6º) Carlos Alves (VB, SP), a 4.649
7º) David Muffato (P3, PR), a 11.148
8º) Rodrigo Sperafico (VB, PR), a 11.424
9º) Popó Bueno (CA, RJ), a 14.222
10º) Ricardo Sperafico (P3, PR), a 14.653
11º) Juliano Moro (ML, RS), a 14.876
12º) Nonô Figueiredo (ML, SP), a 15.332
13º) Daniel Serra (VB, SP), a 16.124
14º) Ingo Hoffmann (ML, SP), a 16.231
15º) Guto Negrão (P3, SP), a 22.306
16º) Mateus Greipel (CA, SC), a 1 volta
17º) Daniel Landi (P3, SP), a 2 voltas
18º) Felipe Maluhy (ML, SP), a 2 voltas
19º) Pedro Gomes (P3, SP), a 2 voltas
20º) Alan Hellmeister (ML, SP), a 3 voltas
21º) Luciano Burti (VB, SP), a 3 voltas
22º) Thiago Camilo (CA, SP), a 5 voltas
23º) Paulo Salustiano (CA, SP), a 5 voltas
24º) Hoover Orsi (VB, MS), a 6 voltas
25º) Ruben Fontes (P3, GO), a 12 voltas

ML: Mitsubishi Lancer
CA: Chevrolet Astra
VB: Volkswagen Bora
P3: Peugeot 307

Classificação de pilotos: 1, Cacá Bueno, 107; 2, Ricardo Maurício, 93; 3, Thiago Camilo, 77; 4, Marcos Gomes, 57; 5, Ingo Hoffmann, 53; 6, Valdeno Brito, 51; 7, Rodrigo Sperafico, 50; 8, Felipe Maluhy, 44; 9, Antonio Jorge Neto, 41; 10, Daniel Serra, 40.

fotos: Miguel Costa Jr.

Márcio Fonseca (MTb 14.457)

Nenhum comentário: