Rodolfo Pousa conquistou a vitória da última prova do ano, mas o 3º lugar foi suficiente para o Vitte conquistar seu primeiro título
Em uma corrida emocionante, José Vitte, piloto da equipe W Racing, conquistou seu primeiro título na Copa Renault Clio, ao chegar na terceira posição na última etapa da temporada 2009, disputada na manhã deste domingo (29), no
Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
O vencedor da prova, pela primeira vez na temporada, foi Rodolfo Pousa, que largou da pole position, liderou todas as 18 voltas e recebeu a bandeira quadriculada 12s721 à frente de Willians Farias, o segundo.
A corrida começou com pista úmida e trouxe uma boa briga entre o pole position Rodolfo Pousa e José Vitte, que largou na segunda posição. Dividindo curvas lado a lado, Pousa se manteve à frente enquanto Rolf Gemperli, em terceiro, assistia à disputa esperando um erro dos pilotos à frente, o que aconteceu na quarta volta. Vitte perdeu o controle do carro e foi ultrapassado por vários competidores, caindo para a sexta posição.
"Este final de semana foi muito tenso. Mesmo estando em segundo (na corrida) me sentia ameaçado. Depois, acabei escapando na saída do Lago e tive que manter a calma para não colocar tudo a perder. Fiquei fazendo conta e sabia que meu carro estava bom para o (piso) seco", revelou Vitte, durante a entrevista coletiva dos três primeiros colocados.
No sexto giro, com a entrada regulamentar do safety car na pista, quando a prova completou um terço do total de voltas, o pelotão se juntou novamente. Rodolfo Pousa garantiu mais cinco pontos para o campeonato por liderar a corrida naquele momento, com Gemperli logo atrás, ganhando quatro pontos. Edson do Valle, Willians Farias e Vitte completaram, respectivamente, os cinco primeiros que pontuaram nesta primeira etapa da prova. Até aquele momento, o piloto do Clio número 9 só não seria campeão se chegasse abaixo do oitavo lugar.
Na relargada, dada na sétima volta, Rolf tentou uma manobra pelo lado de fora do S do Senna, mas Pousa conseguiu se manter na liderança. A essa altura, Vitte era o 6º na corrida. Sem ser incomodado nas voltas seguintes, Pousa abriu boa vantagem, enquanto Farias investia sobre Rolf, pela segunda posição. Na 11º volta, Farias ultrapassou Gemperli por fora na entrada da curva do Laranjinha, mas recebeu o troco do piloto da W Racing na volta seguinte, na freada para o S do Senna.
Na 12ª passagem, Farias superou novamente a segunda posição de Rolf, que foi superado também por Edson do Valle. Na volta seguinte, superando o pelotão que se formava a partir do segundo colocado, Rolf retoma a vice-liderança da prova na freada do Senna, novamente, passando Do Valle e Farias em uma só manobra.
Três voltas mais tarde, o goiano tentou uma ultrapassagem sobre Rolf na entrada do Bico de Pato, mas o toque na traseira do carro do concorrente fez com que o segundo colocado rodasse e abandonasse a prova alguns metros adiante. Com as posições entre os primeiros colocados inalteradas até o final da prova, Pousa conquistou, finalmente, sua primeira vitória na temporada, seguido por Farias e Vitte, que com o resultado garantiu seu primeiro título na categoria.
"Finalmente conquistei uma vitória. Cumprimos nosso objetivo de disputar o título este ano. Conquistamos o vice-campeonato, o que já foi muito bom. Ano que vem, o objetivo é tentar disputar o título novamente", avaliou o vencedor da prova.
Ao ser indagado sobre como foram as últimas voltas da prova, o campeão da temporada revelou: "Estava um pouco apreensivo, mas as coisas foram acontecendo até eu chegar em terceiro lugar. Gostaria de agradecer à minha equipe e a todos que torceram por esse título". E agradeceu ao chefe da equipe W Racing, tetracampeã da categoria: " O (José) Córdova me ensinou muito a manter uma regularidade, o que foi essencial para a conquista do título."
Em resposta, Córdova elogiou seu piloto: "O Vitte hoje correu para ser campeão. Estou muito feliz com o quarto título de pilotos da equipe."
o resultado Confira da oitava etapa:
1º) Rodolfo Pousa (SP), 18 voltas em 40min16s118 (com média de 115,56 km/h)
2º) Willians Farias (PR), a 12s721
3º) José C Vitte (PR), a 17s174
4º) Raulino Kreis Jr (SC), a 18s354
5º) Luciano Kubrusly (SP), a 19s398
6º) Zigomar de Farias (SP), a 19s706
7º) Ulisses M da Silva (RJ), a 24s359
8º) Cesare Marrucci (SP), a 25s669
9º) Edson do Valle (GO), a 30s476
10º) Ydenis de Souza (SP), a 45s569
11º) Paulo Breim (SP), a 1min09s148
12º) Fabio Delamuta (SP), a 1min53s474
13º) Carlos Victorino (RJ), a 1 volta
14º) Rolf Gemperli (SP), a 2 voltas
15º) Roberto Santos (SP), a 8 voltas
16º) Wagner Cardoso (PR), a 10 voltas
Melhor Volta: Zigomar de Farias, 2min03s144 (125,96 km/h)
Fonte: CRONOMAP
Sobre a Copa Renault Clio: Realizada pela ReUnion Sports & Marketing, a Copa Renault Clio tem patrocínio da Renault, co-patrocínio da Pirelli e apoio de Scorro, Fremax, Ecopads, Elf, Marcazeta, Red Coil e Valeo.
Site: www.coparenaultclio.com.br
fotos: Fernanda Freixosa
ReUnion Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário