Inovações ampliam as vantagens de valor agregado do modelo líder do segmento
Modelos 1.0 Flex com mais conteúdo, uma versão 1.6 Flex esportiva com visual diferenciado e mudança no design seguindo a linguagem Kinetic que identifica os atuais veículos da Ford. Estas são as novidades da linha 2012 do Novo Ford Ka, que mantém os preços mais acessíveis e os melhores valores agregados de sua categoria.
A Ford lança o Novo Ka 2012 em agosto com o objetivo de continuar líder no segmento de hatches compactos de três portas. Detendo cerca de 30% desse mercado e sendo um dos veículos mais vendidos da linha Ford, o Novo Ka 2012 traz aprimoramentos que reforçam os seus principais atrativos de vendas: o design moderno, o prazer de dirigir e o conceito de mais por menos entre os veículos de entrada.
Oferecendo um bom nível de conteúdo de equipamentos em todas as suas versões, o Novo Ka 2012 teve ainda uma reformulação na sua oferta, diminuindo para onze as opções de catálogos, o que significa a criação de pacotes com maior valor agregado para o cliente.
Design Kinetic
À primeira vista, a principal novidade do Novo Ka 2012 é o seu design frontal, dentro da evolução do design Kinetic que a Ford adotou em seus modelos. Nessa segunda fase, o design Kinetic é marcado pela grade trapezoidal ampla incorporada ao para-choque.
Conforme a versão, há equipamentos que modernizam ainda mais o visual do Novo Ka 2012, entre os quais faróis de neblina integrados, repetidores laterais de seta de direção e rodas de liga-leve aro 14. Na versão Sport, com motor 1.6, o design é marcante com faixas esportivas que vão do capô e teto à traseira do veículo, além de contar com um kit aerodinâmico e uma cor exclusiva de lançamento: laranja Ibiza.
Apesar da maior mudança na frente do veículo, com as grades e para-choque, há novos detalhes de acabamento em todas as partes. Na traseira, além de um aplique preto com refletores na base do para-choque, as lanternas e o brake-light tem novas lentes translúcidas escurecidas, de efeito diferenciado. A tampa do porta-malas tem também uma nova régua, mais larga e bonita.
Na lateral, destacam-se as novas rodas de liga leve de 14 polegadas, opcionais da versão Pulse, assim como as novas molduras laterais, de material injetado e na cor da carroceria. As calotas trazem dois novos desenhos, para as versões Fly e Pulse.
Os repetidores dos piscas integrados aos retrovisores são outra novidade no catálogo Pulse. "O objetivo de todas as mudanças foi dar mais refinamento, mesmo considerando que é um veículo para o segmento de entrada. Aliás, esta é a característica do Ka desde o seu lançamento", diz João Marcos.
O Novo Ford Ka 2012 1.0 é disponível em cinco cores: vermelho Bari, preto Ebony, azul Noronha, branco Ártico e prata Geada.
Visual Sport
Para competir numa faixa de mercado de veículos com aparência esportiva, a Ford lança também o Ka Sport, nova nomenclatura do modelo equipado exclusivamente com motor 1.6. Além do novo design, ele tem um visual diferenciado e equipamentos de efeito aerodinâmico.
O design inclui faixas esportivas no capô, no teto e tampa do porta-malas. Outra faixa nas laterais ressaltam a nomenclatura Sport, estampada nas portas. Reforçam o visual esportivo um spoiler dianteiro, saias laterais e aerofólio na cor do veículo, além das rodas de liga leve de 15 polegadas com design exclusivo, pintadas na cor cinza London Gray, com pneus 195/55 R15.
Além da cor exclusiva laranja Ibiza com faixas preto fosco, o Novo Ford Ka Sport 2012 oferece as seguintes combinações: branco Ártico com faixas pretas, prata Geada com faixas pretas, preto Ebony e vermelho Bari com faixas brancas .
Interior renovado
Se por fora o Novo Ka 2012 teve modificações de design que deixaram o carro ainda mais bonito, o interior ganhou em modernidade. A praticidade e funcionalidade são realçadas pelos novos tecidos dos bancos e das portas. O recorte dos encostos valoriza os revestimentos.
O painel ficou atraente. Os mostradores possuem novo grafismo e iluminação de excelente visibilidade. Como efeito visual, as saídas de ar, a manopla do câmbio e as maçanetas têm acabamento prateado Ford Silver, criando um contraste de bom gosto ao conjunto.
Por ser um carro jovial, a praticidade a bordo foi reforçada. Entre os bancos, foi incluído um novo porta-copo. O Novo Ka 2012 traz também uma chave única para a ignição e para a tampa de combustível.
O interior do Ford Ka Sport também recebeu um tratamento diferenciado. Os bancos com figurino do tipo concha vêm com tecidos exclusivos em dois tons (preto e cinza), com o logotipo Sport bordado nos encostos dianteiros. O volante é esportivo na versão sem airbag. O rádio MyConnection também faz parte dos itens de série. Os mostradores do painel trazem um grafismo exclusivo.
Dirigibilidade aperfeiçoada
Fator determinante de compra do Ford Ka, por oferecer padrões acima da média do segmento, a linha 2012 teve revisados todos os seus atributos de engenharia para receber o novo design. Testes virtuais e dinâmicos no Campo de Provas da empresa em Tatuí, São Paulo, modularam a resposta dos freios, o funcionamento do motor, o funcionamento da transmissão e reavaliaram os bancos e silêncio interno.
Como resultado prático, foi modificada a suspensão traseira, que passou a adotar um conceito de isolamento similar ao encontrado no Focus, um veículo Ford de alto prestígio por sua dirigibilidade. O novo conceito consistiu na aplicação de borrachas no batente superior do equipamento, proporcionando um funcionamento ainda mais suave e menor ruído de rolagem.
O novo design externo, mais aerodinâmico, e a suspensão modificada deram também um ganho de desempenho e eficiência dos motores RoCam, tanto no Flex 1.0 como no Flex 1.6.
No modelo 1.0, o coeficiente aerodinâmico passou para 0,374. Com isso, além de reduzir relativamente o consumo de combustível na estrada, a velocidade máxima foi aumentada para 162 km/h (etanol) e 160 km/h (gasolina).
No modelo 1.6, o ganho aerodinâmico, acentuado pelos itens especiais e a relação peso-potência do motor e do veículo, a velocidade máxima chega a 181 km/h (etanol) e 178 km/h (gasolina).
No Novo Ford Ka Sport, as rodas de 15 polegadas com pneus 195/55 R15 são outro fator que contribui para melhorar a estabilidade e a dirigibilidade. Ele ficou mais rápido tanto em pista seca como molhada, além de ter reduzido o espaço de frenagem.
Valor agregado
Tanto no preço de aquisição como no de posse do veículo, o Novo Ford Ka 2012 traz vantagens consideráveis frente a seus competidores. "Entendemos que nossos clientes, em particular nessa faixa de preço, precisam ter uma proposta de negócio acessível na compra e transparente e vantajosa na vida útil do veículo", afirma Eduardo Basso.
Com preço de lista a partir de R$ 24.500,00, as versões são formadas por onze opções de conteúdo. Elas foram estudadas de forma a oferecer o maior valor agregado para os modelos. Dessa forma, a primeira opção de catálogo do Novo Ford Ka 2012 é o hatch três portas de seu segmento mais barato do Brasil.
A versão Fly oferece de série travas e vidros elétricos, além da direção hidráulica como opcional. Já a Pulse conta de série com o kit Class (ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas), e opcionalmente rodas de liga leve, som MyConnection e airbags. O Ka Sport é completo. A única opção é o airbag.
Também no valor agregado a manutenção econômica é outro item muito importante. O Novo Ford Ka 2012 é o mais barato do segmento, seja no valor das revisões e peças como no seguro. Tanto na motorização 1.0 como na 1.6, ele conta com as cestas de peças de menor custo do segmento.
A Ford criou também um seguro especial para o Ka Sport 2012, por meio dos Seguros Ford, com uma série de vantagens: plano sem perfil do consumidor e com taxa promocional igual ao Ka 1.6 2011, além de uma central de atendimento exclusiva e garantia de serviços feitos com peças originais. O modelo 1.0 já possui o seguro mais barato do mercado.
Mercado competitivo
O Ford Ka é líder do segmento de veículos de três portas no mercado brasileiro. A sua participação nesse segmento chega a cerca de 30%. Ele também é responsável por mais de 19% das vendas da Ford no Brasil. "O segmento de veículos compactos mantém-se ainda como o principal do mercado brasileiro e possui alta competitividade. O Ka atua numa faixa formada em grande parte por jovens. Também tem papel importante entre os que sonham com a compra do primeiro carro novo, uma parcela encontrada no crescimento da classe C", enfatiza Mark Kaufman, diretor de Marketing da Ford.
Nesse sentido, o Novo Ka 2012 reforça a proposta de carro acessível, ágil e de qualidade, sem abrir mão do design, conteúdo e inovação. "É um produto que oferece mais por menos. Nele cabe tudo o que o cliente precisa para o seu dia a dia," completa Eduardo Basso.
Imprensa Ford
Nenhum comentário:
Postar um comentário