COMPRE AGORA

sábado, maio 06, 2006

F3 SUL-AMERICANA: MARIO MORAES VENCE PRIMEIRA PROVA DA RODADA TRIPLA DE SANTA FÉ




É do paulista Mario Moraes (Bassan Motorsport) a vitória na terceira etapa da Fórmula 3 Sul-Americana, realizada no fim da tarde desta sexta-feira (5) no circuito de rua de Santa Fé, na Argentina. Largando da quinta posição, ele se aproveitou do acidente entre Luiz Razia (Dragão Motorsport), Diego Nunes (Bassani Racing) e Fabio Beretta (Dragão Motorsport) para assumir a ponta já na primeira volta, e cruzou a linha de chegada com larga vantagem para o segundo colocado, o estreante na temporada, Eduardo Leite. Clemente Faria Jr, outro novato da categoria, chegou em terceiro. Os três foram os únicos a completar todas as voltas da prova.

No apertado circuito argentino, a corrida começou com mais espaço para os líderes. Por ter tido problemas com o carro pouco antes do início da prova, Nelson Merlo (Piquet Sports), que havia se classificado em segundo, teve de largar dos boxes e deixou uma posição vaga na primeira fila. Melhor para Luiz Razia, que partindo da quarta posição e sem ninguém a sua frente, ultrapassou Beretta e rapidamente chegou em Nunes, que saíra na pole. A disputa dos três primeiros, no entanto, durou pouco. Depois que Nunes tocou o muro e voltou para o centro da pista, ele, Razia e Beretta bateram e deixaram o caminho livre para a vitória de Moraes.

Mario Moraes, que já havia liderado um treino em Santa Fé e só não disputou a pole position por ter batido na sessão de classificação, confirmou o bom acerto de seu carro para o circuito de rua que recebe a inédita rodada tripla deste fim de semana e venceu praticamente de ponta a ponta. Leite foi uma das surpresas, principalmente por ter largado na sexta fila.

Mesmo sem ter marcado pontos nessa corrida, Razia ainda ocupa a liderança na classificação geral com 20 pontos, dois a mais que Moraes. Leite agora é o terceiro, com 13, e Clemente Faria Jr., com 11, subiu para o quarto lugar. "Foi uma pena eu não ter conseguido cumprir meu grande objetivo nessa prova, que era o de marcar pontos, mas ao menos preservei a liderança. Temos ainda duas corridas pela frente e agora vou me concentrar para recuperar o terreno perdido com esse abandono", finalizou Razia.

UMA PISTA SEM RETA DOS BOXES - Um dos pontos que mais chamou a atenção de Luiz Razia no primeiro dia de disputas da rodada tripla argentina foi a ausência de um longo trecho de reta no circuito de rua de Santa Fé, principalmente em frente a área de box.

"A pista é muito travada, cheia de curvas para a direita e para a esquerda, feitas em segunda e terceira marchas. Há tantas curvas por aqui que até mesmo a reta dos boxes é torta. O pit lane fica numa curva e só em poucos trechos ao longo de toda a volta o volante do carro não está virado para nenhum lado", completou o piloto.

Luiz Razia gostou do traçado de Santa Fé, embora tenha ressaltado a dificuldade de correr cercado por muros de concreto. "Há blocos de concreto e altas telas ao redor de todo o traçado, que me lembraram as pistas de rua da Fórmula Cart. É um traçado seguro, especialmente para o público, mas bastante complicado para os pilotos", comparou o líder do campeonato. Outra característica do circuito argentino apontada por Razia é a grande quantidade de ondulações no piso, causadas, principalmente, pela pavimentação de concreto.

SEGUNDO TREINO DE CLASSIFICAÇÃO É ADIADO - A apertada programação da Fórmula 3 Sul-Americana nesta sexta-feira, no circuito de rua de Santa Fé, foi um pouco menos rigorosa do que imaginavam os piloto e equipes da categoria. Os times receberam uma nova grade de horários que alterou para amanhã, a partir das 9h00, o segundo treino de classificação da rodada tripla no circuito de rua argentino, inicialmente previsto para hoje a tarde.
Dessa forma, nesta sexta-feira as únicas atividades foram um treino livre de meia hora pela manhã, um treino de classificação no início da tarde, um warm up de 15 minutos e a primeira corrida da rodada tripla. Neste sábado, serão realizadas duas sessões classificatórias (às 9h00 e às 10h30) um warm up, às 13h15, e uma corrida, às 14h50.


"Na minha visão a mudança foi positiva. Aqui nesse circuito a posição de largada é fundamental para briga pela vitória, e poder disputar a segunda classificação amanhã, com os carros mais bem acertados, tende a deixar a briga pela pole position mais equilibrada", opinou Luiz Razia.

O resultado completo da terceira etapa da Fórmula 3 Sul-Americana é o seguinte:

1) Mario Moraes, 21 voltas em 30min30s819
2) Eduardo Leite, a 19s416
3) Clemente Faria Jr., a 40s004
4) Pedro Nunes, a 2 voltas
5) Diogo Garcia, a 2 voltas
6) Nelson Merlo, a 9 voltas
7) Henrique Favoretto, a 10 voltas
8) Bia Figueiredo, a 11 voltas
9) Luiz Boesel, a 21 voltas
10) Matias Russo, a 21 voltas
11) Diego Nunes, a 21 voltas
12) Luiz Razia, a 21 voltas
13) Fábio Beretta, a 21 voltas


Inova Comunicação – Rafael Durante
Fotos: Fabio Oliveira / Divulgação

Nenhum comentário: