A importadora lança a mais nova versão do Maserati Quattroporte no evento CAD Brasil Casa Arte & Design, que acontece na Casa das Rosas, em São Paulo.
Lançado no Salão de Detroit, em janeiro último, o Maserati Quattroporte Automatica passa a ser comercializado no Brasil nesta primeira semana de setembro. A nova versão complementa a linha Quattroporte Sport GT e Executive GT.
O nome, Quattroporte Automatica, já descreve a principal inovação do carro, com caixa de transmissão hidráulica de seis velocidades, com a sexta marcha alongada para reduzir consumo e ruído. Maciez e trocas de marchas mais rápidas, com o propósito de oferecer conforto ao dirigir, são características importantes dessa versão.
O novo sistema de transmissão possui uma nova distribuição de peso (49% na frente, 51% na traseira), preservando a esportividade natural do Quattroporte.
A nova transmissão hidráulica impulsiona a progressão do motor Maserati V8 nas baixas e médias velocidades, sem limitar sua força.
Lançado em 2003, o Quattroporte imediatamente conquistou a atenção da mídia e dos entusiastas por carros, graças à sua sofisticação, design elegante, features e tecnologias de performance de sua motorização. O carro, na realidade, criou um novo segmento de automóveis de luxo e, ao mesmo tempo, sedãs esportivos, e tornou-se um protótipo da categoria que agora tem conquistado, ao lado de outros, como um dos nomes prestigiados da indústria automotiva internacional. Desde 2003, o Quattroporte já recebeu 29 prêmios da imprensa internacional, um sinal de popularidade na indústria e de público.
O novo Maserati traz um motor V8, em 90º, de 4.2 litros, altamente sofisticado, leve, compacto, podendo render 400 cavalos de potência; o sistema Skyhook de amortecimento automático; o famoso sistema de controle de estabilidade MSP (Programa de Estabilidade Maserati); a direção hidráulica controlada eletronicamente e um potente sistema de frenagem.
A aplicação das mais modernas tecnologias automobilísticas, muitas das quais a Maserati se beneficiou desde a sua incorporação pela Ferrari, também proporcionou ao Quattroporte o tipo de desempenho exclusivo em sua classe: velocidade máxima de 270 km/h, aceleração de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos
O sedã, de grande porte e espaçoso, oferece o temperamento do Gran Turismo.
A criatividade do Studio Pininfarina proporcionou a suas formas musculares e elegantes interior com senso de harmonia e forte personalidade, por meio do uso inteligente do estilo mais famoso da marca: o longo capô com sua grande e proeminente grade de radiador e atraentes faróis; o luxuoso acabamento do teto, o clássico emblema oval da Maserati com o tradicional Tridente atravessado por uma flecha nas colunas traseiras (outro tema do Quattroporte de Frua), duplo escapamento e elegante cromado envolvendo a grade do radiador e as janelas. A carroçaria alta transmite prontamente a impressão de força e solidez. O interior também proporciona espaço confortável para as pernas, além de exibir materiais feitos à mão, luxuosos e de bom gosto.
O Quattroporte foi projetado com uma distância entreeixos maior, com sua cabine salientando a extensão do capô (em alumínio, exatamente como o porta-malas). Estas características combinadas com a imponente grade e coluna posterior, essa última proporcionando uma certa privacidade aos ocupantes como cabe a uma limusine de luxo, fazem parte da tradição da Casa do Tridente. São características de estilo que marcam o Quattroporte como uma verdadeira Maserati à primeira vista, contribuindo para acentuar sua personalidade autoritária. O legendário distintivo do Tridente orgulha-se de sua posição à frente, emoldurada pela grade cromada. Três entradas de ar, quase camufladas por sua cor escura, destacam a aparência da parte inferior do pára-choque dianteiro, enquanto os faróis se posicionam ligeiramente retraídos em relação à grade e delineiam o alto da frente do automóvel. As luzes são também o ponto de partida de uma saliência que percorre todo o seu flanco até o conjunto de luzes posteriores.
O perfil lateral é dinâmico graças à breve projeção anterior e a baixa linha do pára-lama dianteiro, enquanto as rodas traseiras situam-se em volume muscular sob a coluna posterior triangular que serve de moldura ao famoso símbolo da Maserati com seu tridente e flecha, conforme representado no Quattroporte Frua ou no Mistral. Essa grande coluna posterior é o único elemento sólido de uma cabine muito leve, contrastando com a carroçaria do automóvel.
A linha lateral limpa e aerodinâmica, caracterizada por três entradas de ar retangulares (em clara referência às da Berlinetta Speciale 1500 A6) é acentuada pela ampla área envidraçada, a qual - por sua vez - é caracterizada pela ausência do usual quebra-ventos na porta dianteira, solução normalmente associada com os automóveis GT.
A porta traseira, quando aberta, acompanha sinuosa e harmoniosamente a linha da carroçaria; constituindo-se em um detalhe particularmente atraente do projeto. Essa aparência suave e clara é retomada na parte traseira do Quattroporte, alta e compacta, e que parece estar de fato impulsionando o automóvel adiante. Uma fina aba foi incorporada à sua parte traseira buscando criar maior força descendente. Assim como a linha aerodinâmica constitui o resultado de longas horas no túnel do vento, visando otimizar a eficiência aerodinâmica do veículo (Cx 0,35) para garantia de melhor desempenho, segurança e estabilidade sem sacrificar em nada seu atraente estilo.
Os dois conjuntos de luz traseira constituem outro sofisticado detalhe. O refletor, com moldura cromada, é situado em uma forma oval em clara referência ao clássico logotipo da Maserati. Ambos os escapamentos projetando-se por sob o pára-choque traseiro também apresentam a forma oval e, naturalmente, a inimitável assinatura Pininfarina acrescenta um detalhe adicional às laterais.
Sofisticado e funcional - O projeto do interior do Quattroporte combina perfeitamente com seu estilo exterior, sua luxuosa funcionalidade, abrangendo suas duas personalidades. A cabine é aconchegante e clara, suas formas trabalhadas couro finos. A grande distância longitudinal entre os eixos do automóvel, proporcionando um interior de 2 metros de comprimento, oferece espaço suficiente para as pernas de seus ocupantes.
O Quattroporte também vem de fábrica com assentos dianteiros eletronicamente ajustáveis com 14 diferentes posições padronizadas. Na verdade, o assento do motorista também apresenta três ajustes de memória e um recurso especial que desliza o banco para trás e eleva a coluna do volante, para maior conforto ao entrar e sair do carro. Os assentos traseiros elétricos são independentemente ajustáveis para movimento longitudinal (10 cm) e inclinação. O passageiro que ocupa o assento traseiro poderá também mover o assento do passageiro dianteiro até 22 cm adiante ao simples toque de um botão no apoio central para braço.
Os projetistas do Quattroporte dedicaram muito esforço e atenção ao isolamento acústico e à eliminação de vibrações. Na verdade, com seu vidro laminado, sistema de suspensão Skyhook especialmente calibrado e altamente eficiente e a incrível rigidez de sua carroçaria, o Quattroporte oferece o máximo em conforto de uma verdadeira limusine. Além disso, há também um toque de luxo típico da Maserati no compartimento refrigerado, no apoio dianteiro de braço e no quebra-sol elétrico para a janela traseira.
O lado mais esportivo da dupla personalidade do Quattroporte surge no projeto original do painel e na disposição simples dos instrumentos que se agrupam
sob uma aba logo acima do volante, enquanto que os principais comandos são de fácil visualização e uso. Os botões de controle de dirigibilidade (Manual ou Baixa Adesão, Esportiva, Desativador do Programa Maserati de Estabilidade) encontram-se em área distinta, prática de fácil acesso ao motorista. No centro do console há duas “ilhas”: a superior para os botões do Sistema Multi-Mídia (MMS) e a inferior, para controle automático de climatização dianteira e traseira, com seu próprio visor. Cada controle foi projetado para uma única função.
A qualidade do revestimento em couro da poltrona Frau oferecida como padrão no Quattroporte é mais uma expressão da arte italiana no que há de melhor, graças à riqueza do couro colhido manualmente e às técnicas tradicionais usadas em seu curtume.
Conforto - A climatização dianteira e traseira automática e independentemente controlada e oferecida como padrão com o Quattroporte garante excelentes condições a bordo, ao adaptar a temperatura interior e níveis de ventilação a mudanças na temperatura externa, intensidade dos raios solares e umidade. O console de controle totalmente eletrônico permite ao motorista e passageiros que escolham temperaturas distintas variando entre um mínimo de 16º C e um máximo de 32º C. O sensor de luz solar dianteira e traseira distinto, também mantém os valores constantes mesmo quando a intensidade de luz muda. O vidro laminado não apenas mantém os níveis de ruídos em um mínimo como também melhora a eficiência do controle climático.
O Sistema Multi-Mídia, desenvolvido pela Bosch-Blaupunkt, inclui as funções de computador de bordo, um sistema de navegação por satélite, Bose Sound Systemâ e uma leitora de CD. Tais funções podem ser controladas por meio de botões no centro do painel de instrumentos e lidas em tela de 6.5”. Sob encomenda, os clientes poderão também adicionar um telefone GSM, leitora de CD (situada sob a coluna do volante na cabine) um módulo de TV dianteiro e o Serviço Telemático CALL Onboard bem como um Sistema de Entretenimento para o Assento traseiro o qual oferece uma tela central, controle de TV, leitora de DVD, entrada auxiliar para console de vídeo game ou outro equipamento externo (vídeo câmera, por exemplo) e uma seleção de áudio por meio de fones de ouvido ou do sistema de áudio principal.
Os motoristas do Quattroporte poderão também controlar o Bose Sound Systemâ, o Sistema Multi Mídia e o fone GSM, usando os controles situados na coluna do volante de três raios do modelo esportivo (outro recurso exclusivo no nicho de sedãs executivos) tão perfeitos ergonômica quanto esteticamente.
O Maserati Quattroporte Automatica conta também com um kit Multi-Mídia, independente, para atender aos passageiros posicionados no banco traseiro.
A direção do Quattroporte se mantém direta e precisa e, no entanto, responsiva mesmo em condições de dirigibilidade mais esportiva. Controle eletrônico significa que a direção servoassistida funciona à velocidade de movimento do carro, oferecendo excelente sensibilidade em altas velocidades e manobras leves e confortáveis. Apresenta também um diâmetro de giro de 12,3 metros.
O Quattroporte apresenta um sistema de freios excepcionalmente potente e eficaz. Fabricado pela Brembo, consiste de quatro freios a disco ventilado (dianteiros f 330 mm, traseiros f 316 mm) com quatro pistões na parte dianteira e dois na traseira, além do freio servo assistido. O sistema também conta com um sistema antitravamento e de frenagem eletrônica (EBD) que distribui a força de frenagem de modo mais uniforme entre a parte dianteira e a posterior. Ambos são integrados com o sistema de controle de estabilidade MSP. Quando o freio é acionado a 100 km/h, o Quattroporte desacelera a 10.2 m/s parando completamente em 36.9 m.
Embora a filosofia da Maserati seja a fabricação de automóveis que, em virtude de seu comportamento e soluções antiestresse, garanta excepcional padrão de segurança ativa e preventiva, os sistemas de proteção do Quattroporte ainda são inovadores superando até mesmo os mais rígidos padrões americanos de provas em colisão (FMVSS208, Padrão Federal de Segurança em Veículos Motorizados). Juntamente com a estrutura básica do automóvel, projetada especificamente para fazer da cabine uma célula protetora, e as formas suaves e arredondadas de seu interior, o sistema de cinto de segurança - air bag do Quattroporte constitui um exemplo do que há de melhor em segurança passiva moderna. O sistema de air-bag é ativado por sensores situados nas partes dianteira e laterais do carro, controlados por uma CPU no túnel central de instrumentos. O grau em que os air-bags dianteiros, ambos em duas fases, inflam é diretamente proporcional à gravidade do impacto. O Quattroporte também apresenta bolsas laterais nos assentos dianteiros além de proteção de janela, enquanto os cintos de segurança dianteiros e traseiros contam com pretensionadores e limitadores de carga. Os recursos de segurança de fábrica também incluem vidro laminado, muito mais forte do que o vidro tradicional.
Ainda na área de segurança, deve-se também mencionar que o Quattroporte é dotado de faróis duplos de xenon (fixos e ajustáveis) oferecendo um facho que luz muito superior às tradicionais luzes de halogênio (máximo em visibilidade, maior durabilidade e menor consumo de energia), piloto automático, sensores de luz e chuva; espelho retrovisor sensível à luz.
Ficha técnica
Dimensões e Peso
Comprimento 5.052 mm
Largura 1.895 mm
Altura 1.438 mm
Distância eixos 3.064 mm
Bitola dianteira 1.587 mm
Bitola traseira 1.570 mm
Peso bruto
1.990 kg
Pneus
Dianteiros 245/45 ZR 18”
Traseiros 285/45 ZR 18”
Motor
Número de cilindros 8 cilindros em V a 90º
Diâmetro e curso 92 x 79,8 mm
Cilindrada total 4.244 cc
Taxa de compressão 11:01
Potência máxima 400 cv a 7.000 rpm
Torque máximo 46 kgm a 4.500 rpm
Performance
Velocidade máxima Acima de 270 Km/h
0 - 100 Km/h 5,6 s
Textofinal de Comunicação Integrada
Koichiro Matsuo – MTb 13 224
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