Exatamente um mês após o encerramento do Rally dos Sertões, a modalidade Cross Country volta à ativa com a realização do Rally dos Bandeirantes, nos dias 14 e 15 de setembro, na região de Taubaté, a 125 quilômetros de São Paulo (SP). “Para esta etapa a ansiedade é grande pelo fato de ser a primeira prova depois do Rally dos Sertões e também por ter de brigar para manter a vice-liderança do Campeonato Paulista”, comenta Helena Deyama, uma das poucas mulheres a correr de rali no Brasil.
A prova terá validade pela sétima etapa do Campeonato Paulista e quarta do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. “O meu objetivo é conquistar o maior numero de pontos possíveis, já que o líder está com 19 pontos de vantagem e o terceiro colocado está 11 pontos atrás de mim”, planeja Helena, piloto da categoria Super Production apoiada pela Goodyear. “Pelo fato de valer pelo Campeonato Brasileiro, deve aumentar o grid e tornar o Rally ainda mais disputado. Não será uma tarefa fácil, já que na briga pelo campeonato estarão os melhores pilotos de diversos estados, como Goiás, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais”, analisa.
A configuração do Rally dos Bandeirantes será de 173 quilômetros totais, sendo 153 de provas especiais totalmente em terra, em reflorestamentos dentro de fazendas. Os 20 km de deslocamento serão em terra e maior parte em asfalto. “A organização programou três especiais com 51km cada uma e com inversão de sentido em uma delas, ou seja, é um formato diferenciado das etapas anteriores. Espero que com isso essa prova se torne mais difícil e mais seletiva”, avalia Deyama.
Quem não está lutando por títulos também marcará presença na prova pensando no desenvolvimento dos equipamentos de competição. “Como estamos fora da briga do Campeonato, estamos utilizando todas as provas para treino e desenvolvimento do carro para o Rally dos Sertões do ano que vem”, planeja Beco Andreotti, navegador da equipe X Rally Team. “Estaremos utilizando um pneu Goodyear Wrangler ATS para esta etapa e estamos com muita esperança de um rendimento ainda melhor”, espera o companheiro do piloto Cristian Baumgart, que terminou em segundo na última prova realizada pelo Campeonato Paulista. Nesta etapa o outro piloto do time Marcos Baumgart terá Kleber Cincea como novo navegador.
Ocupando a terceira e quarta posições, respectivamente, na categoria Pro do Campeonato Paulista, as duplas da Território 4x4 Rally Team Roberto Reijers/Rogério Almeida e Edu Piano/Fausto Dallape vão levar suas picapes Ford para tentar terminar o mais a frente possível, levando como trunfo o bom desempenho dos pneus Goodyear em piso duro, bem característico de reflorestamento, mesclando trechos travados e rápidos. “Estamos bem posicionados nos dois rankings (estadual e nacional) e isto mostra que o caminho está certo. É resultado de um trabalho de equipe que conta com vários componentes, como inclusive dos pneus que usamos que nos têm favorecido bastante. E gosto muito da composição das provas do Paulista que agrega bom piso, velocidade e exige muita navegação”, disse o navegador cearense Rogério Almeida. “Estamos indo para esta prova de Taubaté, primeiro com o objetivo de completar a etapa e depois com o intuito de pontuar nos dois campeonatos, tanto para o Paulista como para o Brasileiro. Infelizmente não tivemos tempo hábil para treinar, mas estávamos trabalhando para colocar as duas picapes em ordem para esta disputa”, completou o piloto e chefe de equipe Edu Piano.
A programação do Rally dos Bandeirantes é:
14/09 Sexta-feira
16h00 Início das vistorias técnicas e administrativas
21h00 Encerramento das vistorias
21h30 Briefing - Hotel Continental Inn - Taubaté.
15/09/07 Sábado
08h50 Largada Hotel Continental Inn Taubaté
9h30 Largada da Prova Especial 01 - 51 km - Fazenda N.S. Glória - Rodovia Ayrton Senna Taubaté/Caçapava Velha
12h00 Largada da Prova Especial 02 - 51 km - Fazenda N.S. Glória
14h30 Largada da Prova Especial 03 - 51 km - Fazenda N.S. Glória - Sentido Inverso.
17h30 Premiação
MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú
Nenhum comentário:
Postar um comentário