Dupla do Ferrari F430 creditou vitória à sorte e a "estar no lugar certo na hora certa"
Curitiba viu uma corrida movimentada na tarde deste sábado (31), válida pela 13ª etapa do Itaipava GT3 Brasil. Com disputas por posição, muito calor e algumas quebras, a dupla formada por Marcelo Hahn e Allam Khodair venceu pela primeira vez na categoria. Em segundo lugar ficou o Ferrari Scuderia de Chico Longo/Daniel Serra, seguido do Porsche 997 de Betinho Gresse/Hoover Orsi.
"A principal dificuldade foi o calor. Não fomos bem no primeiro treino classificatório, mas no meu turno consegui manter o ritmo e a posição. Tivemos sorte também, já que alguns carros à nossa frente tiveram problemas e o Allam fez uma corrida com a cabeça", comemorou Marcelo Hahn. "A sorte foi fundamental neste resultado e pela primeira vez neste ano ela esteve ao nosso lado. Tive a preocupação de poupar pneus e combustível no final, e para vencer também é necessário ter sorte", lembrou Khodair. Com o resultado, a dupla superou o piloto Ricardo Maurício e subiu à vice-liderança no campeonato, com 166 pontos, contra 162 do competidor da Porsche. Rafael Derani/Cláudio Ricci, dupla quinta colocada na prova deste sábado, lidera com 190.Na largada, o pole position Ramon Matias abriu grande vantagem com o Viper – ao final da primeira volta, o gaúcho havia colocado 1s6 sobre o Porsche 997 de Betinho Gresse, e a diferença ia subindo volta a volta. No 10º giro, no entanto, o modelo norte-americano começou a apresentar problemas com o escapamento. Gresse ultrapassou o Viper, que se dirigiu aos boxes com 18 minutos de corrida. O piloto até voltou à pista, mas decidiu recolher e abandonar na passagem seguinte. Na 12ª volta, foi a vez de Miguel Paludo (parceiro de Ricardo Maurício) recolher o Porsche 997 aos boxes com uma quebra no câmbio.
Curitiba viu uma corrida movimentada na tarde deste sábado (31), válida pela 13ª etapa do Itaipava GT3 Brasil. Com disputas por posição, muito calor e algumas quebras, a dupla formada por Marcelo Hahn e Allam Khodair venceu pela primeira vez na categoria. Em segundo lugar ficou o Ferrari Scuderia de Chico Longo/Daniel Serra, seguido do Porsche 997 de Betinho Gresse/Hoover Orsi.
"A principal dificuldade foi o calor. Não fomos bem no primeiro treino classificatório, mas no meu turno consegui manter o ritmo e a posição. Tivemos sorte também, já que alguns carros à nossa frente tiveram problemas e o Allam fez uma corrida com a cabeça", comemorou Marcelo Hahn. "A sorte foi fundamental neste resultado e pela primeira vez neste ano ela esteve ao nosso lado. Tive a preocupação de poupar pneus e combustível no final, e para vencer também é necessário ter sorte", lembrou Khodair. Com o resultado, a dupla superou o piloto Ricardo Maurício e subiu à vice-liderança no campeonato, com 166 pontos, contra 162 do competidor da Porsche. Rafael Derani/Cláudio Ricci, dupla quinta colocada na prova deste sábado, lidera com 190.
Outro que apresentou problemas foi Cláudio Ricci. Logo após receber o carro das mãos de Rafael Derani, o Ferrari F430 número 3 teve um furo no pneu traseiro esquerdo, e o gaúcho foi obrigado a fazer a troca quando era o segundo colocado – resultado que garantiria à dupla o título de 2009. "Tínhamos a chance de vencer, porque o problema aconteceu quando estávamos na frente do Khodair. Mesmo assim, estou feliz pelo quinto lugar. São mais pontos na conta, e é disso que precisamos", comentou Ricci. "Foi um infortúnio esse furo de pneu, mas a corrida foi muito legal. É bacana ver um vencedor diferente, e isso prova o equilíbrio da categoria", afirmou Rafael Derani.
Enquanto isso, o Porsche permanecia na liderança com Hoover Orsi, que assumiu o turno de pilotagem no lugar de Betinho Gresse. O sul-matogrossense tinha 16 segundos de vantagem para Khodair, e a diferença começou a cair bruscamente. "Assim que peguei o carro, perdi a sexta marcha. Depois, a quinta. No final das contas, eu tinha que fazer toda a reta em quarta marcha. Foi uma pena, porque o carro estava ótimo e poderíamos ter vencido", lamentou o piloto, terceiro colocado ao final.
Khodair fez a ultrapassagem na 35ª volta e assumiu a liderança. Daniel Serra (parceiro de Chico Longo) vinha imprimindo um forte ritmo com o Ferrari Scuderia e também passou o Porsche, mas na penúltima volta. "O carro estava bom, mas no final começou a esquentar tanto o óleo como a água do motor, o que prejudicou um pouco o nosso ritmo. No entanto, o segundo lugar ficou muito bom, no final das contas. Vamos para a próxima", disse.
A 14ª e antepenúltima etapa do Itaipava GT3 Brasil tem largada neste domingo (1º) ao meio-dia, com transmissão ao vivo pelo canal Record News e via internet pela RaceTV (racetv.com.br).
A pole position é do Ferrari Scuderia de Daniel Serra/Chico Longo. Vencedores deste sábado, Allam Khodair/Marcelo Hahn saem da terceira colocação, uma posição à frente do F430 de Cláudio Ricci/Rafael Derani.
GT Masters - Entre as duplas que têm em sua formação pelo menos um piloto da classe bronze (exceto a bronze-platina), a vitória ficou também com Marcelo Hahn/Allam Khodair. Em segundo, repetindo o resultado geral, ficou Chico Longo/Daniel Serra, com Rafael Derani/Cláudio Ricci em terceiro, Fernando Poeta/João Sant’Anna em quarto e Bruno Garfinkel/Chico Serra em quinto lugar.
Confira o resultado da 13ª etapa:
1º) M.Hahn/A.Khodair (FE, SP/SP), 42 voltas em 1h00min00s099 (média de 155,18 km/h)
2º) C.Longo/D.Serra (FS , SP/SP), a 2s688
3º) H.Orsi/B.Gresse (PO , MS/SP), a 9s046
4º) L.F.Derani/C.Pasetti (FE , SP/SP), a 41s874
5º) R.Derani/C.Ricci (FE , SP/RS), a 1min09s170
6º) F.Poeta/J.Santanna (FE , SP/RS), a 2 voltas
7º) B.Garfinkel/C.Serra (LA , SP/SP), a 3 voltas
8º) W.Derani/R.Santos (FE , SP/SP), a 6 voltas
9º) R.Matias/M.Stumpf (VI , RS/RS), a 29 voltas
10º) R.Mauricio/M.Paludo (PO , SP/RS), a 30 voltas
11º) P.Queirolo/F.Greco (FE , SP/SP/), a 32 voltas
12º) C.Faria/F.Greco (FE , SP/SP), a 37 voltas
13º) V.Faria/L.Vital (FE , SP/SP), a 37 voltas
14º) M.Santanna/A.Griecco (FE , SP/SP), a 38 voltas
Melhor Volta: B.Garfinkel/C.Serra, 1min20s861 (164,50 km/h)
Legenda: FE – Ferrari F430; FS – Ferrari Scuderia; PO – Porsche 997;VI – Dodge Viperl LA – Lamborghini Gallardo
Fonte: CRONOMAP
A classificação do campeonato após 13 corridas:
1º) Rafael Derani/Cláudio Ricci, Ferrari F430, 190 pontos
2º) Marcelo Hahn/Allam Khodair, Ferrari F430, 166
3º) Ricardo Maurício, Porsche 997, 162
4º) Thiago Camilo, Porsche 997, 131
5º) Miguel Paludo, Porsche 997, 125
6º) Walter Derani/Rodolpho Santos, Ferrari F430, 122
7º) Fernando Poeta, Ferrari F430, 102
8º) Chico Longo/Daniel Serra, Ferrari Scuderia, 99
9º) Duda Rosa, Ferrari F430, 92
10º) Chico Serra/Bruno Garfinkel, Lamborghini Gallardo, 89
11º) Antônio Hermann, Porsche 997, 88
12º) Norberto Gresse, Porsche 997, 76
13º) Fábio Ebrahim, Ferrari F430, 72
14º) Ronaldo Freitas, Porsche 997, 62
15º) Matheus Stumpf/Ramon Matias, Dodge Viper, 58
16º) Clemente Lunardi, Ford GT, 57
17º) Wagner Ebrahim, Dodge Viper, 56
18º) Beto Posses, Porsche 997, 37
19º) Constantino Júnior, Ford GT, 35
20º) Alceu Feldmann, Porsche 997, 32
21º) Lico Kaesemodel, Porsche 997, 30
22º) Nelson Merlo, Ferrari F430, 22
Ricardo Rosset, Ford GT
24º) Hoover Orsi, Porsche 997, 15
25º) L. Derani/C.Pasetti, Ferrari F430, 13
26º) J. Santanna, Ferrari F430, 10
27º) Renato Stumpf, Dodge Viper, 6
Programação – Confira os horários deste domingo (1º) em Curitiba:
DOMINGO (01/11)
08h40 – 08h55: treino de aquecimento Itaipava GT3 Brasil
09h10 – 09h25: treino de aquecimento Itaipava Trofeo Maserati
10h03: largada 7ª etapa Copa Renault Clio
12h03: largada 14ª etapa Itaipava GT3 Brasil
13h43: largada 8ª etapa Itaipava Trofeo Maserati
Sobre o Itaipava GT3 Brasil: Realizado por SRO Latin America, o Itaipava GT3 Brasil tem patrocínio da Itaipava e co-patrocínio da Pirelli. A Petrobras é o combustível oficial da categoria.
Site: www.gt3.com.br
fotos: Luca Bassani
ReUnion Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário