COMPRE AGORA

sexta-feira, abril 11, 2008

* CHEVROLET POWER MANTÉM PROJETO INÉDITO NA STOCK CAR.

O Chevrolet Power Team, projeto inédito no automobilismo brasileiro, entra em sua segunda temporada consecutiva na Copa Nextel Stock Car 2008, numa clara demonstração de que o automobilismo faz parte do DNA da Chevrolet. A empresa é pioneira na principal categoria nacional, onde está desde sua primeira corrida, disputada no dia 22 de abril de 1979 no autódromo de Tarumã, Rio Grande do Sul. A marca, cujo histórico no automobilismo de competição inclui a participação nas principais provas e categorias do esporte, é a única que mantém um programa de apoio e incentivo aos pilotos da Stock Car brasileira.

Categoria mais equilibrada do automobilismo nacional, a Stock Car regularmente define o grid de largada com 30 pilotos no mesmo segundo. Os dez pilotos que defendem a marca Chevrolet nessa categoria contam com um programa de incentivo onde colocações no pódio, pole positions e a participação no play off significam facilidades, prêmios em dinheiro e até viagens ao Exterior. Além disso, eles terão à disposição automóveis Astra para utilizar durante a temporada.

Os pilotos do Chevrolet Power Team estão distribuídos por cinco equipes posicionadas entre as mais competentes e equipadas da categoria. Na Texaco-Vogel estão Thiago Camilo, terceiro colocado na temporada passada, e o experiente Guto Negrão. Hoover Orsi e Daniel Serra, filho do tricampeão Chico Serra, integram a Red Bull-Nasr. Marcos Gomes, campeão da antiga Stock Car V8 Light em 2006 e ganhador da última etapa da Copa Nextel realizada em 2007, continua na Medley-A.Mattheis, agora ao lado de Valdeno Brito. Allam Khodair e Alceu Feldmann renovaram contrato com a equipe Boettger Competições e continuam a integrar o Chevrolet Power Team pelo segundo ano seguido. Popó Bueno, irmão do bicampeão Cacá Bueno, se manteve na Hot-Car, agora ao lado de Juliano Moro.

MODIFICAÇÕES NOS CARROS E TRANSMISSÃO AO VIVO

A temporada de 2008 da Copa Nextel Stock Car promete ser uma das mais difíceis de todos os tempos. Os carros da categoria, eleita uma das cinco mais importantes do mundo do Turismo, sofreram modificações que provocarão alteração no acerto. A principal foi a troca dos pneus: a Goodyear é a nova fornecedora oficial da categoria. A novidade vai exigir que o acerto de chassis e suspensão usados até então sejam revistos.

Mais uma novidade técnica, invisível para os fãs do automobilismo, é a troca do diferencial, baseado no modelo usado na versão australiana da Stock Car. Outras mudanças internas dizem respeito à proteção aos pilotos: reforços estruturais no chassi e um cinto de segurança para as pernas. Tal como no ano passado o campeonato terá 12 etapas, quatro delas acontecendo aos sábados. Pela primeira vez nos 29 anos da categoria, todas as provas serão transmitidas ao vivo pela TV Globo.

CHEVROLET POWER TEAM COMEÇA BEM

O início do ano foi promissor para vários pilotos do Chevrolet Power Team. Nos treinos livres realizados no autódromo de Interlagos, dias 26 e 27 de março, os Chevrolet Astra mostraram bom rendimento. No primeiro dia, quando foi testada uma chicane na Subida do Café, Guto Negrão foi o mais veloz e outros cinco integrantes do Chevrolet Power Team ficaram entre os dez mais rápidos. Popó Bueno foi o segundo, Alceu Feldmann o terceiro, Thiago Camilo o quarto, Marcos Gomes o nono e Allam Khodair o décimo. No segundo dia, já com a pista sem a chicane e com os tradicionais 4.309 metros, Popó manteve a boa performance e terminou como o mais rápido e o único a quebrar a barreira do 1m40. Ele marcou 1m39s888. Allam Khodair foi o segundo e Thiago Camilo o sétimo colocado.

PERFIL DOS PILOTOS DO CHEVROLET POWER TEAM

THIAGO CAMILO
Nascimento: 20/9/1984
Local: São Paulo - Capital
Equipe: Texaco-Vogel Motorsport
Carro: Chevrolet Astra
Número: 21
Vitórias: 4
Poles: 6

GUTO NEGRÃO
Nascimento: 3/6/1959
Local: Campinas - SP
Equipe: Vogel Motorsport
Carro: Chevrolet Astra
Número: 27
Vitórias: 2
Poles: 1

MARCOS GOMES
Nascimento: 26/7/1984
Local: Ribeirão Preto - SP
Equipe: Medley/A. Mattheis
Carro: Chevrolet Astra
Número: 80
Vitórias: 1
Poles: 0

VALDENO BRITO
Data de nascimento: 29/6/1974
Local: Campina Grande - PB
Equipe: Medley/A. Mattheis
Carro: Chevrolet Astra
Número: 77
Vitórias: 0
Poles: 1

POPÓ BUENO
Nascimento: 24/5/1978
Local: Rio de Janeiro - RJ
Equipe: Hot Car
Carro: Chevrolet Astra
Número: 74
Vitórias: 0
Poles: 1

JULIANO MORO
Nascimento: 13/9/1977
Local: Porto Alegre - RS
Equipe: Hot Car
Carro: Chevrolet Astra
Número: 28
Vitórias: 0
Poles: 0

HOOVER ORSI
Nascimento: 16/5/1978
Local: Campo Grande - MS
Equipe: Red Bull-Nasr Racing
Carro: Chevrolet Astra
Número: 12
Vitórias: 4
Poles: 3

DANIEL SERRA
Nascimento: 24/3/1984
Local: São Paulo - SP
Equipe: Red Bull-Nasr Racing
Carro: Chevrolet Astra
Número: 29
Vitórias: 0
Poles: 1

ALCEU FELDMANN
Nascimento: 4/9/1973
Local: Rio do Sul - SC
Equipe: Boettger Competições
Carro: Chevrolet Astra
Número: 6
Vitórias: 0
Poles: 0

ALLAM KHODAIR
Nascimento: 15/5/1981
Local: São Paulo - SP
Equipe: Boettger Competições
Carro: Chevrolet Astra
Número: 18
Vitórias: 0
Poles: 0

CHEVROLET TEM CORRIDA NO SEU DNA

A ligação da Chevrolet com as corridas de automóveis vem desde a criação da empresa, em 1911. Um dos fundadores, Louis Chevrolet, o suíço nascido em La Chaux-de-Fonds em 1878 e que em 1902 radicou-se nos Estados Unidos, era mecânico e piloto. Chevrolet usou sua grande criatividade para construir motores cada vez mais potentes e carros cada vez mais velozes. Sua criatividade mecânica era considerada fenomenal para a época.

Toda a família Chevrolet tinha gasolina correndo nas veias: Louis participou dos treinos classificatórios para as 500 Milhas de Indianápolis, uma das mais tradicionais corridas de carros do mundo, mas não garantiu vaga. Um dos irmãos de Louis, Gaston, venceu a prova em 1920 com um dos primeiros carros construído por Louis, um Frontenac.

CHEVROLET CORVETTE MARCOU ÉPOCA NO BRASIL

Poucas marcas podem exibir um passado tão marcante e vitorioso no automobilismo brasileiro quanto o Chevrolet Corvette. Nos anos 1950/60 os motores V8 do mais famoso esportivo norte-americano ganharam aplicações inéditas quando mecânicos e preparadores nacionais utilizaram para impulsionar as carreteras mais vitoriosas do País – como as do paulista Camillo Christófaro e a do gaúcho Vitório Andreatta – e, mais tarde, equipando chassis de fabricantes europeus, até mesmo modelos da F1 da época, como a clássica Maserati 250F.

Mais tarde, a Chevrolet voltou a se destacar na cena nacional com os velozes Opala 250S, cujo motor foi desenvolvido no Brasil e durante muitos anos dominou a principal categoria da época, a Classe C da Divisão 1, onde os carros eram os mesmos comercializados nas revendas. Na classe A o Chevrolet Chevette também foi o "bicho papão" da categoria durante anos.

Paralelamente, Pedro Victor De Lamare e Luiz Pereira Bueno venceram várias provas na Divisão 3 com seus Opalas cupê de preparação praticamente livre. O nível de competitividade era tão alto que o carro de De Lamare foi construído por Ricardo Divilla, engenheiro brasileiro com passagem pela Fórmula-1, e o de Bueno utilizava a tecnologia do argentino Oreste Berta.

Na categoria Divisão 4 os motores identificados pela "gravata" mais famosa do automobilismo também se destacaram em chassis como o Fúria, Avallone e até mesmo no Trueño, construído na Argentina. Mais recentemente, a marca Chevrolet destacou-se também nas provas de arrancada e a Chevrolet Montana tornou-se a primeira picape a vencer um campeonato nacional de endurance em sua classe e também o primeiro veículo Flex a vencer uma corrida.

A General Motors Corporation (NYSE: GM), é a maior fabricante de veículos do mundo e tem sido a líder mundial de vendas anuais da indústria há 77 anos consecutivos. Fundada em 1908, a GM emprega atualmente 266.000 funcionários ao redor do mundo. Com sua sede principal em Detroit, a GM manufatura seus carros e veículos comerciais em 35 países. Em 2007, os consumidores compraram globalmente cerca de 9,37 milhões de carros e comerciais GM, comercializados com as marcas Buick, Cadillac, Chevrolet, GMC, GM Daewoo, Holden, Hummer, Opel, Pontiac, Saab, Saturn, Vauxhall e Wuling. A subsidiária da GM OnStar é a líder da indústria em segurança veicular, proteção e serviços de informação. Mais informações a respeito da GM podem ser encontradas no site www.gm.com.

Jornalista responsável: Milton Alves – Beepress (11) 3459-8094/9782-7572

Nenhum comentário: