Dinossauro supera Maurício no “mano-a-mano” e sai na frente em Interlagos
SÃO PAULO – Único piloto a ter participado de todas as edições da categoria, recordista de vitórias e dono de 12 títulos, o veterano Ingo Hoffmann (AMG) sairá na pole da prova que marca a abertura da 30ª temporada da Stock Car neste domingo em Interlagos. Hoje, o “dinossauro” de 55 anos venceu sua bateria contra Ricardo Maurício (Medley) e, com o melhor tempo das três “match races” no acumulado das duas voltas lançadas, garantiu o direito de comandar o grid de 34 carros. A corrida terá 27 voltas e começará às 11 horas, com transmissão ao vivo pela TV Globo.
Polêmico, o novo sistema classificatório com três fases já provocou a primeira vítima. Segundo mais rápido na segunda sessão, exatamente a que apontou os seis que decidiriam a pole, Marcos Gomes “queimou” a largada em sua disputa com Antonio Jorge Neto (RC) e foi excluído, caindo direto para a sexta posição. Thiago Camilo (Vogel/Texaco), que superou o bicampeão Cacá Bueno (RC), completará a primeira fila.
O regulamento que determinava a largada lançada também para a terceira tomada de tempos foi modificado no início da noite de ontem. “Nunca larguei parado na Stock Car”, lembrou Marcos Gomes, melhor estreante do ano passado e que sequer pôde testar a novidade. “Melhoramos o carro, trocamos o motor, e o desempenho foi muito bom em todos os treinos de hoje. Foi uma pena esse problema”, lamentou. Maurício foi ultrapassado por Ingo e, mesmo com o segundo melhor tempo no geral, sairá em 4º, ao lado de Antonio Jorge Neto.
Se as outras novidades introduzidas pela categoria corresponderem às expectativas, o grande público esperado no autódromo paulistano deve assistir a uma prova repleta de emoções. O reabastecimento está de volta, depois de ter sido empregado entre 2003 e 2004, e a utilização do nitro também foi modificada a pedido dos pilotos – de acordo com eles, com possível influência até mesmo no resultado das corridas.
“Mudou muita coisa desde que o reabastecimento foi banido. O nível da categoria só vem crescendo, o equilíbrio aumentou e qualquer ganho pode fazer diferença. Será preciso escolher bem o momento de entrar nos boxes para colocar os 10 litros de combustível e ainda contar com um pouco de sorte. Por exemplo: se todos resolverem entrar logo no início do período, o congestionamento e a confusão serão grandes”, adverte Guto Negrão, da Vogel/Medley. A “janela” de reabastecimento estará aberta entre o 20º e o 30º minuto. Guto foi um dos destaques do dia e deixou de entrar na briga pela pole ao ser derrotado por Ingo por apenas 17 centésimos de segundo. Mesmo assim, estará em 7º no grid, sua melhor posição de largada dos últimos anos.
A utilização do óxido nitroso também tem tudo para apimentar as provas. No ano passado, os pilotos podiam apertar o dispositivo que aciona o nitro no máximo de três vezes e nove segundos, gerando ganho de potência de 35 cavalos. Agora, o limite subiu para seis de sete segundos e mais 60HPs somados aos 450 dos motores V8. “É uma diferença significativa. Muitas corridas poderão ser decididas com base no correto emprego do nitro”, garante Marcos Gomes. Seu companheiro Valdeno Brito largará em 14º, estreando pela Equipe Medley.
O grid ficou assim:
1º) Ingo Hoffmann (ML)
2º) Thiago Camilo (CA)
3º) Antonio Jorge Neto (ML)
4º) Ricardo Maurício (P3)
5º) Cacá Bueno (ML)
6º) Marcos Gomes (CA)
7º) Guto Negrão (CA), 1min40s767
8º) Luciano Burti (P3), 1min40s895
9º) Atila Abreu (P3), 1min41s013
10º) Pedro Gomes (P3), 1min41s057
11º) David Muffato (P3, PR), 1min41s068
12º) Daniel Serra (CA), 1min41s075
13º) Popó Bueno (CA), 1min41s108
14º) Valdeno Brito (CA), 1min41s275
15º) Nonô Figueiredo (ML), 1min41s344
16º) Hoover Orsi (CA), 1min41s107
17º) William Starostik (P3), 1min41s113
18º) Lico Kaesemodel (ML), 1min41s131
19º) Giuliano Losacco (P3), 1min41s189
20º) Duda Pamplona (ML), 1min41s202
21º) Tarso Marques (P3), 1min41s211
22º) Alceu Feldmann (CA), 1min41s218
23º) Rodrigo Sperafico (ML), 1min41s311
24º) Ricardo Zonta (P3), 1min41s327
25º) Juliano Moro (CA), 1min41s375
26º) Felipe Maluhy (ML), 1min41s395
27º) Allam Khodair (CA), 1min41s417
28º) Thiago Marques (P3), 1min41s492
29º) Norberto Gresse (P3), 1min41s608
30º) Ricardo Sperafico (P3), 1min41s679
31º) Antonio Pizzonia (P3), 1min41s762
32º) Carlos Alves (ML), 1min41s763
33º) Thiago Medeiros (ML), 1min41s830
34º) Andre Bragantini (P3), 1min41s849
CA: Chevrolet Astra
P3: Peugeot 307
ML: Mitsubishi Lancer
fotos: Miguel Costa Jr.
SÃO PAULO – Único piloto a ter participado de todas as edições da categoria, recordista de vitórias e dono de 12 títulos, o veterano Ingo Hoffmann (AMG) sairá na pole da prova que marca a abertura da 30ª temporada da Stock Car neste domingo em Interlagos. Hoje, o “dinossauro” de 55 anos venceu sua bateria contra Ricardo Maurício (Medley) e, com o melhor tempo das três “match races” no acumulado das duas voltas lançadas, garantiu o direito de comandar o grid de 34 carros. A corrida terá 27 voltas e começará às 11 horas, com transmissão ao vivo pela TV Globo.
Polêmico, o novo sistema classificatório com três fases já provocou a primeira vítima. Segundo mais rápido na segunda sessão, exatamente a que apontou os seis que decidiriam a pole, Marcos Gomes “queimou” a largada em sua disputa com Antonio Jorge Neto (RC) e foi excluído, caindo direto para a sexta posição. Thiago Camilo (Vogel/Texaco), que superou o bicampeão Cacá Bueno (RC), completará a primeira fila.
O regulamento que determinava a largada lançada também para a terceira tomada de tempos foi modificado no início da noite de ontem. “Nunca larguei parado na Stock Car”, lembrou Marcos Gomes, melhor estreante do ano passado e que sequer pôde testar a novidade. “Melhoramos o carro, trocamos o motor, e o desempenho foi muito bom em todos os treinos de hoje. Foi uma pena esse problema”, lamentou. Maurício foi ultrapassado por Ingo e, mesmo com o segundo melhor tempo no geral, sairá em 4º, ao lado de Antonio Jorge Neto.
Se as outras novidades introduzidas pela categoria corresponderem às expectativas, o grande público esperado no autódromo paulistano deve assistir a uma prova repleta de emoções. O reabastecimento está de volta, depois de ter sido empregado entre 2003 e 2004, e a utilização do nitro também foi modificada a pedido dos pilotos – de acordo com eles, com possível influência até mesmo no resultado das corridas.
“Mudou muita coisa desde que o reabastecimento foi banido. O nível da categoria só vem crescendo, o equilíbrio aumentou e qualquer ganho pode fazer diferença. Será preciso escolher bem o momento de entrar nos boxes para colocar os 10 litros de combustível e ainda contar com um pouco de sorte. Por exemplo: se todos resolverem entrar logo no início do período, o congestionamento e a confusão serão grandes”, adverte Guto Negrão, da Vogel/Medley. A “janela” de reabastecimento estará aberta entre o 20º e o 30º minuto. Guto foi um dos destaques do dia e deixou de entrar na briga pela pole ao ser derrotado por Ingo por apenas 17 centésimos de segundo. Mesmo assim, estará em 7º no grid, sua melhor posição de largada dos últimos anos.
A utilização do óxido nitroso também tem tudo para apimentar as provas. No ano passado, os pilotos podiam apertar o dispositivo que aciona o nitro no máximo de três vezes e nove segundos, gerando ganho de potência de 35 cavalos. Agora, o limite subiu para seis de sete segundos e mais 60HPs somados aos 450 dos motores V8. “É uma diferença significativa. Muitas corridas poderão ser decididas com base no correto emprego do nitro”, garante Marcos Gomes. Seu companheiro Valdeno Brito largará em 14º, estreando pela Equipe Medley.
O grid ficou assim:
1º) Ingo Hoffmann (ML)
2º) Thiago Camilo (CA)
3º) Antonio Jorge Neto (ML)
4º) Ricardo Maurício (P3)
5º) Cacá Bueno (ML)
6º) Marcos Gomes (CA)
7º) Guto Negrão (CA), 1min40s767
8º) Luciano Burti (P3), 1min40s895
9º) Atila Abreu (P3), 1min41s013
10º) Pedro Gomes (P3), 1min41s057
11º) David Muffato (P3, PR), 1min41s068
12º) Daniel Serra (CA), 1min41s075
13º) Popó Bueno (CA), 1min41s108
14º) Valdeno Brito (CA), 1min41s275
15º) Nonô Figueiredo (ML), 1min41s344
16º) Hoover Orsi (CA), 1min41s107
17º) William Starostik (P3), 1min41s113
18º) Lico Kaesemodel (ML), 1min41s131
19º) Giuliano Losacco (P3), 1min41s189
20º) Duda Pamplona (ML), 1min41s202
21º) Tarso Marques (P3), 1min41s211
22º) Alceu Feldmann (CA), 1min41s218
23º) Rodrigo Sperafico (ML), 1min41s311
24º) Ricardo Zonta (P3), 1min41s327
25º) Juliano Moro (CA), 1min41s375
26º) Felipe Maluhy (ML), 1min41s395
27º) Allam Khodair (CA), 1min41s417
28º) Thiago Marques (P3), 1min41s492
29º) Norberto Gresse (P3), 1min41s608
30º) Ricardo Sperafico (P3), 1min41s679
31º) Antonio Pizzonia (P3), 1min41s762
32º) Carlos Alves (ML), 1min41s763
33º) Thiago Medeiros (ML), 1min41s830
34º) Andre Bragantini (P3), 1min41s849
CA: Chevrolet Astra
P3: Peugeot 307
ML: Mitsubishi Lancer
fotos: Miguel Costa Jr.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Nenhum comentário:
Postar um comentário