Fórmula Truck: Djalma Fogaça comemora evolução do motor eletrônico em 2008
Sorocabano aprovou a primeira temporada do caminhão Ford com novos propulsores
O ano de 2008 foi um marco para a Ford na Fórmula Truck. Foi a primeira temporada completa que a montadora utilizou motores eletrônicos na categoria mais popular do automobilismo brasileiro. “Os resultados deste ano não foram os ideais, mas se considerarmos que foi o primeiro ano em que usamos o motor eletrônico durante todo o campeonato, foi bastante proveitoso”, explica o sorocabano Djalma Fogaça (DF Motorsport/Ford/HDS MecPar), que terminou a temporada na 14ª posição. O título ficou com Wellington Cirino (Mercedez-Benz).
A utilização do motor eletrônico foi praticamente uma novidade para a equipe, já que a primeira experiência foi na última etapa do campeonato do ano passado. “Nós conseguimos trabalhar bem, evoluímos o equipamento e não tivemos problemas de motor”, explica Djalma Fogaça. Outro ponto positivo destacado pelo “Caipira Voador” foi o fato de o time superar no campeonato os concorrentes que competem com o mesmo caminhão Ford Cargo. “Nossos adversários tinham uma equipe para a preparação da eletrônica do motor até mais conceituada do que a nossa, mas quase sempre andamos na frente deles”, conta.
Apesar do bom trabalho com os motores, Fogaça lamenta a falta de melhores resultados. “Andamos entre os primeiros em algumas etapas, nosso caminhão quase sempre esteve bem acertado. Mas tivemos diversos problemas durante todo o ano”, afirma. O sorocabano aponta o baixo orçamento como principal responsável para que o time não alcançasse melhores resultados. “Nosso orçamento era muito inferior aos concorrentes. E não há como fazer milagres. Assim como em qualquer categoria altamente profissional, na Fórmula Truck isso também faz muita diferença”, explica.
Agora a meta do “Caipira Voador” é acelerar a preparação e os detalhes para a temporada de 2009. “Quero definir todas as coisas para a temporada do ano que vem o quanto antes e aumentar a nossa possibilidade de conseguir bons resultados”, completa o titular da DF Motorsport/Ford/HDS MecPar.
Assim terminou a temporada 2008 da Fórmula Truck:
1) Wellington Cirino, 171 pts.;
2) Geraldo Piquet, 165 pts.;
3) Roberval Andrade, 132 pts.;
4) Felipe Giaffone, 120 pts.;
5) Valmir Benavides, 120 pts.;
6) Beto Monteiro, 53 pts.;
7) Renato Martins, 53 pts.;
8) Vignaldo Fizio, 39 pts.;
9) Luiz Carlos zappellini, 38 pts.;
10) Fabiano Brito, 30 pts.;
11) Débora Rodrigues, 25 pts.;
12) Vinicius Ramires, 20 pts.;
13) Gaston Mazzacane, 17 pts.;
14) Djalma Fogaça, 16 pts.;
15) Regis Boessio, 11 pts.;
16) Pedro Muffato, 11 pts.;
17) José Cangueiro, 10 pts.;
18) Adilson Cajuru, 9 pts.;
19) Adalberto Jardim, 8 pts.;
20) Leandro Totti, 7 pts.;
21) Jonatas Borlenghi, 6 pts.;
22) Fred Marinelli, 5 pts.;
23) Diumar Bueno, 4 pts.;
24) João Maistro, 4 pts.;
25) Leandro Reis, 1 ponto.
A DF Motorsport tem apoio de Ford/HDS MecPar/Mahle/Cummins/Borg Warner/Eaton/Norgren/Usiparts/Taranto/Beta Ferramentas
Visite www.dfmotorsport.com.br
MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú
Nenhum comentário:
Postar um comentário