Maurício sai melhor e fica mais perto do título da Stock Car
Motor quebra, Marcos Gomes larga em penúltimo e vê chances diminuírem
SÃO PAULO – Mesmo não passando do 21º lugar no grid da última e decisiva prova, Ricardo Maurício (Medley) aproximou-se da conquista do título da Stock Car ao contar com uma inesperada ajuda do destino: Marcos Gomes, seu companheiro de equipe e único piloto ainda com chances de ser campeão, parou na primeira parte do treino classificatório com o motor quebrado e sairá em 32º e penúltimo lugar neste domingo em Interlagos. A pole da 12ª etapa ficou com Cacá Bueno.
Maurício e Gomes dominaram a temporada e entram na finalíssima dos playoffs separados por apenas um ponto – 286 a 285. A Equipe Medley, no entanto, até agora está longe de repetir o desempenho das oito vitórias em 11 etapas. “O carro está fugindo completamente à lógica. Já o viramos de cabeça para baixo, modificamos todo o acerto e não adiantou. O fato é que o rendimento só é bom com pneus usados. Com os novos, não evoluímos nada. Se tivéssemos feito nossa parte em dar um carro bom para o Maurício, talvez o campeonato estivesse praticamente resolvido com o problema enfrentado pelo Marquinhos”, reconheceu Thiago Meneghell, engenheiro de Ricardo Maurício.
Mesmo levando vantagem, Maurício faz questão de evitar o clima de “já ganhou”. Segundo ele, nada estará decidido até á bandeirada. “Ainda tem muita coisa pela frente. É claro que minhas chances aumentaram, mas não dá para cantar vitória antes do tempo”, avisou. O líder do campeonato e vencedor de cinco corridas em 2008 saiu do carro surpreso com o comportamento do carro. “A frente está muito ruim. Era obrigado a frear bem antes e não conseguia carregar velocidade para dentro das curvas”, explicou.
Gomes encostou o carro na área de escape da entrada da Curva do Laranjinha na quinta volta, quando acabara de colocar o primeiro jogo de pneus novos. “O carro deu uma traseirada estranha. Pisei na embreagem e encostei”, afirmou o vice-líder, vencedor das últimas três provas no circuito paulistano. Abatido, Gomes permaneceu ao lado do carro e acompanhou o restante da sessão, até ser rebocado aos boxes pelo veículo de resgate. Nas verificações preliminares, os técnicos da Equipe Medley descartaram a impressão inicial de quebra do câmbio ao constatar um buraco no motor.
“Nunca havia quebrado um motor comigo”, lamentou Gomes, que prometeu continuar perseguindo o título de mais jovem campeão da história da Stock Car – tem 24 anos. “Ainda não é hora de jogar a toalha. As coisas ficaram mais complicadas para mim, mas o jogo ainda está aberto. Minha meta aqui era terminar à frente do Ricardinho. Está mais difícil, sim, mas não impossível”, concluiu. Dos três pilotos da Equipe Medley, o resultado mais expressivo foi o 11º de Valdeno Brito, vencedor da “Corrida do Milhão de Dólares” em agosto. O “Expresso da Paraíba” está em sexto lugar no campeonato com 224 pontos e pode ganhar ao menos uma posição, já que Giuliano Losacco, que está imediatamente à sua frente na classificação com 231, partirá apenas em 23º.
A prova começará às 11 horas, com duração de 27 voltas ou 50 minutos e transmissão ao vivo pela TV Globo.
O grid ficou assim:
1º) Cacá Bueno (ML)
2º) Ricardo Sperafico (P3)
3º) Lico Kaesemodel (ML)
4º) Thiago Camilo (CA)
5º) Antonio Jorge Neto (ML)
6º) Allam Khodair (CA)
7º) Ingo Hoffmann (ML)
8º) Ricardo Zonta (P3)
9º) Pedro Gomes (P3)
10º) Rodrigo Sperafico (ML)
11º) Valdeno Brito (CA)
12º) Nonô Figueiredo (ML)
13º) Antonio Pizzonia (P3)
14º) Duda Pamplona (ML)
15º) Daniel Serra (CA)
16º) Tarso Marques (P3)
17º) Alceu Feldmann (CA)
18º) Andre Bragantini (P3)
19º) Juliano Moro (ML)
20º) Luciano Burti (P3)
21º) Ricardo Mauricio (P3)
22º) Hoover Orsi (CA)
23º) Giuliano Losacco (P3)
24º) Thiago Marques (P3)
25º) David Muffato (P3)
26º) William Starostik (P3)
27º) Popó Bueno (CA)
28º) Norberto Gresse (P3)
29º) Atila Abreu (P3)
30º) Felipe Maluhy (ML)
31º) Guto Negrão (CA)
32º) Marcos Gomes (CA)
33º) Mário Romancini (CA)
CA: Chevrolet Astra
ML: Mitsubishi Lancer
P3: Peugeot 307
fotos: Miguel Costa Jr.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Nenhum comentário:
Postar um comentário