COMPRE AGORA

sexta-feira, dezembro 19, 2008


Fórmula 3: Rafael Suzuki termina ano como o mais rápido da Fórmula 3 Alemã em Valencia


Brasileiro disputou com sucesso em 2008 as Fórmula 3 Asiática e a Alemã

No encerramento das atividades de 2008, o brasileiro Rafael Suzuki (SV Labs) foi novamente o mais rápido entre os competidores da Fórmula 3 Alemã em testes coletivos realizados nesta quarta-feira (17/12) em Valencia, na Espanha. "O carro evoluiu de ontem para hoje. Testamos vários tipos de configurações e o equilíbrio estava fantástico nas curvas de alta", explica o piloto que foi o mais rápido entre os que competem com motores Opel e utilizam a versão de 2007 dos chassis Dallara para a F3.

Rafael Suzuki terminou o dia na quarta colocação, atrás apenas de pilotos que competem na F3 Inglesa. "Eles utilizam um carro mais modernos e pneus melhores, mas nos aproximamos ainda mais deles", lembra o piloto que foi o sétimo colocado na terça-feira. Apesar de testar apenas um jogo de pneus novos, ele ficou muito satisfeito com os resultados dos treinos. "Senti muita confiança com os compostos novos. Nosso ritmo está bom e o carro está reagindo muito bem.

Definitivamente evoluímos muito do final da temporada para cá", avalia o titular da Performance Racing.

Foi um excelente final para sua primeira temporada dedicada inteiramente às competições de carro. O piloto da SV Labs mostrou que tem qualidade e potencial para fazer sucesso no automobilismo. No ano de 2008, Suzuki anotou poles e venceu corrida na F3 Asiática, também largou na frente e subiu no pódio na F3 Alemã, além de ser o vice-campeão no Campeonato Brasileiro de Shifter Kart.


Após ganhar a Seletiva Petrobras de Kart em 2007, Rafael decidiu investir o seu prêmio em sua carreira e foi disputar a temporada 2007/2008 da Fórmula 3 Asiática, seu primeiro campeonato completo com monopostos. Após um período de adaptação aos carros e aos países, o piloto paulista começou a colher resultados. "Foi uma experiência fundamental. Os resultados foram melhores do que eu esperava", conta.
O auge foi durante a 13ª etapa, no desafiador e seletivo circuito de Batangas, nas Filipinas. A prova marcou sua primeira vitória da carreira. "Fiz uma temporada sem muita pressão e aprendi muito em pistas difíceis e correndo contra pilotos bons e experientes", lembra o piloto. Durante o campeonato, Suzuki largou três vezes em primeiro e subiu no pódio 13 vezes em 18 provas.


Com o aprendizado e bagagem adquiridos na F3 Asiática, Rafael partiu para um desafio maior e mais difícil. Ele se juntou a equipe sueca Performance Racing e participou da F3 Alemã, umas das principais competições da categoria no mundo. O início num país novo, num campeonato novo e sem ter feito pré-temporada foi difícil. "Foi um grande desafio. Entrar num campeonato europeu sem treinar e sem conhecer as pistas, o carro e a equipe, dificultou bastante as coisas no início", garante.


Mas no decorrer da competição, com mais experiência e tempo de pista, os resultados começaram a aparecer. "No decorrer das corridas conseguimos encontrar o ritmo. Na etapa de abertura era difícil largar entre os 10 primeiros, mas na oitava prova estávamos na pole e subindo no pódio", recorda Suzuki. Após 18 corridas, ele alcançou duas poles, dois pódios, liderou corridas e terminou como o melhor representante dos motores Opel no certame. "O ambiente na equipe foi muito bom e eu só tenho a agradecer pela nossa evolução durante o ano", completa.
Além dos monopostos, Suzuki não deixou de lado sua maior paixão, o kart. Ele disputou o Campeonato Brasileiro de Shifter Kart, certame de karts com marcha, e ficou com o vice-campeonato. "O desafio de competir de kart em alto nível sempre me atrai. Claro que eu busquei a vitória, mas pelas circunstâncias foi bem razoável", conta. A competição foi disputada no Kartódromo de Itu, interior de São Paulo.


Suzuki ainda não fechou o acordo para seguir na Performance Racing na temporada de 2009 da F3 Alemã, mas já está ansioso para o início da competição. A equipe vai trocar os motores Opel pelos Volkswagen. "Não vejo a hora de chegar 2009. Sem dúvida estaremos com um pacote muito mais competitivo", finaliza.


Assim ficou o último dia de treinos em Valencia:


1 - Roberto Merhi, Dallara308/Mercedes - Fortec - 1.27.883
2 - Daisuke Nakajina, Dallar308/Mercedes - Raikkonnen - 1.28.759
3 - Max Chilton, Dallara308/Volkswagen - Carlin - 1.28.920
4 - Rafael Suzuki, Dallara307/Opel - Performance - 1.29.062
5 - Francesco Castellachi, Dallara308/Mercedes - Fortec - 1.29.206
6 - Henkie Waldschimidt, Dallara308/Mercedes - SG - 1.29.580
7 - Stephan Richelmi, Dallara308/Volkswagen - RC - 1.29.609
8 - Jon Lancaster, Dallara308/Mercedes - SG - 1.29.616
9 - Kevin Mirocha, Dallara308/Mercedes - HBR -1.29.657
10 - Oliver Oakes, Dallara308/Mercedes - Carlin - 1.29.731
11 - Brendon Hartley, Dallara308/Volkswagen - Carlin - 1.29.818
12 - N.Maliepaard, Dallara307/Volkswagen - Van Amesfoort - 1.29.904
13 - Vasiliauskas Kazimieras , Dallara308/Fiat - BVM Target - 1.29.994
14 - Bruno Mendez, Dallara308/Fiat - Campos - 1.30.445
15 - Johnny Cecotto, Dallara308/Mercedes - HBR -1.30.787
16 - Adrian Campos, Dallara308/Fiat - Campos - 1.30.838
17 - Leonardo Cordeiro, Dallara308/Fiat - BVM Target - 1.31.416
18 - Felix Porteiro, Dallara308/Mugen - Porteiro - 1.31.611
19 - Samuelle Buttarelii, Dallara308/Fiat - De Villota - 1.31.673
20 - Frederico Leo, Dallara308/Volkswagen - RC - 1.31.980
21 - Willian Zollo, Dallara306/Fiat - West Tec - 1.33.440


O Campeonato Asiático de F-3 terminou assim após 18 etapas:


1°) Fredéric Vervisch (Goddard), Bélgica, 322 pontos;
2°) Matthew Howson (PTRS), Inglaterra, 239;
3°) Rafael Suzuki (Goddard), Brasil, 221;
4°) Hamad Al Fardan (GFH Bahrain), Bahrain, 126;
5º) Ed Pead (Aran Racing), Inglaterra, 64;
6º) Niall Quinn (Aran Racing), Irlanda, 47;
7º) Leonardo Valois (Aran), Colombia, 38;
8°) Arturo Gonzalez (Aran Racing), México, 34;
8º) Roland Hermoso (Speedtech), México, 34;
10º) Don Tacos (Speedtech), Inglaterra, 30.


Classificação final da F3 Alemã após 18 etapas:


1) Fréderic Vervisch/BEL, Dallara F307/Mercedes, 120 pontos;
2) Sebastian Saavedra/COL, Dallara F307/Mercedes, 99;
3) Johnny Ceccoto/VEN, Dallara F307/Mercedes, 99;
4) Laurens Vanthoor/BEL, Dallara F307/Volkswagen, 85;
5) Matteo Chinosi/ITA, Dallara F307/Honda, 73;
6) Kevin Mirocha/ALE, Dallara F307/Mercedes, 56;
7) Rafael Suzuki/BRA, Dallara F307/Opel, 55;
8) Gerhard Tweraser/AUT, Dallara F307/Mercedes, 54;
9) Federico Leo/ITA, Dallara F 307/Honda, 23;
10) Max Nilsson/SUE, Dallara F307/Opel, 20;
11) Philipp Eng/AUT, Dallara F307/Mercedes, 18;
12) Hamad Al Fardan/BRN, Dallara F307/Mercedes, 13;
13) Sergey Chukanov/UCR, Dallara F307/Opel, 8;
14) Rahel Frey/SUI, Dallara 307/Volkswagen, 5;
15) David Hauser/LUX, Dallara 307/Mercedes, 5;
16) Gary Hauser/LUX, Dallara 307/Mercedes, 4;
17) Jenz Hoing/ALE, Dalara F307/Mercedes, 1 ponto.


Confira os 10 primeiros do Campeonato Brasileiro de Shifter Kart:


1) Danilo Dirani (SP), 24min17s953;
2) Rafael Suzuki (SP), à 6s424;
3) Sérgio Jimenez (SP), à 8s447;
4) João Gonçalves (SP), à 13s818;
5) André Sousa (SP), à 18s364;
6) William Freire (SP), à 24s306;
7) Wagner Ebrahim (PR), à 33s123;
8) João Jardim (SP), à 34s604;
9) Francisco Weiler (SP), à 46s568;
10) Emilio Ianez (M) (SP), à 49s301.


Visite www.rafaelsuzuki.com.br
MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú

Nenhum comentário: