COMPRE AGORA

segunda-feira, dezembro 01, 2008

GERALDO PIQUET E WELLINGTON CIRINO DISPUTAM O TÍTULO DA F-TRUCK EM BRASÍLIAO favoritismo é de Piquet que tem 14 pontos de vantagem e venceu os dois últimos anos em Brasília

No próximo dia 7 de dezembro, a F-Truck faz sua última etapa da temporada de 2008, a décima do ano, no Autódromo Internacional Nelson Piquet de Brasília. São apenas dois candidatos ao título deste ano, o 12º da existência da categoria brasileira de caminhões: Geraldo Piquet, piloto de Brasília com 154 pontos e o paranaense Wellington Cirino com 140, os dois integrantes do mesmo time na F-Truck, a ABF Mercedes-Benz. Só os dois têm possibilidades matemática de brigar pelo título deste ano, já que o terceiro e quarto colocados no campeonato, os paulistas Roberval Andrade (Scania) e Felipe Giaffone (Volkswagen) têm respectivamente, 122 e 118 pontos. Estão distante mais de 31 pontos (o número máximo possível por prova) do líder Geraldo Piquet com 154. São, no entanto, candidatos à vice na disputa com o atual vice-líder Wellington Cirino com 140 pontos.

Piquet, o piloto de casa entra na pista com a vantagem de 14 pontos sobre seu adversário Cirino e com um histórico de excelente aproveitamento no circuito de sua cidade. Um segundo lugar em 2004 e duas vitórias em 2006 e 2007, além da pole position em 2006. Apesar da presença dos familiares famosos do líder do campeonato – tanto o tri campeão de F-1 e pai do piloto, Nelson Piquet como o irmão Nelsinho, piloto da equipe Renault de F-1 já confirmaram presença -, Geraldo Piquet garante não sentir pressão na disputa pelo título em casa. "A disputa pelo título é conseqüência dos resultados da temporada e a corrida de Brasília será apenas mais uma, encarada da mesma forma que as outras do ano", avisa Piquet. O piloto ainda lembra que o fato de decidir o título com seu companheiro de equipe, será uma disputa limpa que tanto é bom para o automobilismo como para o público. Piquet fez uma bela campanha durante a temporada, com três segundo lugares, um terceiro e duas vitórias, em Fortaleza, CE e Tarumã, RS.
Wellington Cirino, com três títulos na categoria, o único tri campeão da F-Truck, acha que já está no lucro chegando à final disputando o título. Pagou o preço por correr com um caminhão totalmente novo e ainda em desenvolvimento e até a quarta corrida só subiu ao pódio em Caruaru em terceiro e na metade do campeonato ocupava a sexta posição na classificação geral. A surpreendente recuperação veio nas três provas seguintes com vitórias em São Paulo, Londrina e Campo Grande. Foi o bastante para tomar a liderança do campeonato de Piquet que havia assumido na quarta etapa em Fortaleza. Agora, Cirino chega novamente em desvantagem para tentar seu quarto título no campeonato, mas acha que a primeira parte foi cumprida com o título ficando entre os dois pilotos da equipe ABF e uma liderança representativa da marca Mercedes-Benz no Campeonato de Marcas da F-Truck, 353 pontos para 282 da Volkswagen.

Assim como Piquet, Cirino disse que vai fazer uma prova para vencer e esperar para ver o que acontece com seu adversário. Pela característica do circuito externo de Brasília, as chances dos caminhões com motores mais potentes são maiores. Ao contrário de Geraldo Piquet que tem duas vitórias no circuito, Cirino não venceu em Brasília.

É impossível prognosticar um resultado na corrida que garanta o título para Geraldo Piquet, devido ao regulamento da F-Truck que conta com duas pontuações. Além da bandeirada final existe a bandeirada programada da 12ª volta.

A prova de Brasília é a única das etapas do calendário da temporada em que os F-Truck correm pelo anel externo. O circuito com a forma de um trapézio tem 2.919,49 metros de extensão onde a média horária dos F-Truck ultrapassam 140 km/h. No final da reta da ponte, os F-Truck ultrapassam 230 km/h.

VENCEDORES EM BRASÍLIA:

2002 – Beto Monteiro (Ford)
2003 – Renato Martins (Volkswagen)
2004 – Renato Martins (Volkswagen)
2005 – Roberval Andrade (Scania)
2006 - Geraldo Piquet (Mercedes-Benz)
2007 - Geraldo Piquet (Mercedes-Benz)


PROGRAMAÇÃO

Os treinos livres para a décima e última etapa da F-Truck 2008 começam na sexta-feira, dia 5 de dezembro, com os horários marcados para 13 e 16 horas. No sábado, as sessões de treinos livres estão marcadas para as 9 e 11 horas da manhã. O treino de classificação para o grid de largada será às 14h30. No domingo (16), o warm-up será à 9h45 e a prova às 13 horas. Antes da largada estão programadas várias atrações como, Desfile de Pilotos com distribuição de brindes ao lado das arquibancadas, Truck Test e o Show de acrobacias com motos.

INGRESSOS

Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 25,00 nos Postos Petrobras e Concessionárias Bridgestone Firestone de Brasília. No site oficial da categoria, www.formulatruck.com.br estão informações e endereços para a compra de ingressos que antecipadamente dão direito ao boné oficial da F-Truck, com o logo bordado. A organização da Fórmula Truck não cobra ingressos de pessoas maiores de 65 anos e crianças de cinco a sete anos. Também têm entradas livres, pessoas portadoras de deficiência física. Por determinação do Juizado da Infância e Juventude de Goiânia, não é permitida a entrada de crianças com idade abaixo de cinco anos no autódromo. Os estudantes com a carteira da entidade pagam meia entrada.

A prova terá transmissão direta pela Rede Band de TV, com narração de Téo José, comentários de Edu Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério.

Classificação do campeonato após nove etapas:

1) Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz) 154 pontos; 2) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz) 140 pts.; 3) Roberval Andrade, SP (Scania) 122 pts; 4) Felipe Giaffone, SP (Volkswagen) 118 pts.; 5) Valmir Benavides, SP (Volkswagen) 98 pts.; 6) Beto Monteiro, PE (Scania) 53 pts.; 7) Renato Martins, SP (Volkswagen) 41 pts.; 8) Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz) 39 pts.; 9) Luiz Zappelini, SC (Volvo) 38 pts.; 10) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen) 25 pts.; 11) Vinicius Ramires, SP (Mercedes-Benz) 20 pts.; 12) Fabiano Brito, PR (Volvo) 19 pts.; 13) Gaston Mazzacane, AR (Mercedes-Benz) 16 pts.; 14) Djalma Fogaça, SP (Ford) 15 pts.; 15) Pedro Muffato, PR (Scania) e Adilson Cajuru, SP (Iveco) 9 pts.; 17) Adalberto Jardim, SP (Iveco) e Regis Boessio, RS (Volvo) 8 pts.; 19) Leandro Totti, PR (Ford) 7 pts.; 20) Jonatas Borlenghi, SP (Ford) e José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz) 6 pts; 22) Fred Marinelli, SP (Iveco) 5 pts.; 23) João Maistro, PR (Volvo) e Diumar Bueno, PR (Volvo) 4 pts.; 25) Leandro Reis, GO (Volkswagen) 1 ponto.

Campeonato de marcas:

1) Mercedes-Benz, 353 pontos; 2) Volkswagen, 282 pts.; 3) Scania, 184 pts.; 4) Volvo, 65 pts.; 5) Ford, 28 pts.; 6) Iveco, 22 pontos.
Patrocinadores oficiais da Fórmula Truck: Petrobrás, Vipal e Bridgestone Firestone.


Fotos: Orlei Silva
Legenda: Geraldo Piquet e Wellington Cirino da equipe ABF Mercedes-Benz disputam o título da F-Truck em Brasília

Dinho Leme
DINHO LEME COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário: