F-São Paulo: Raphael Abbate vence a primeira do final de semana em Interlagos
Corrida foi marcada por grandes disputas. Diferença entre o segundo e o terceiro colocados foi de "um bico"
Os pilotos da Fórmula São Paulo deram um show ao público presente no autódromo de Interlagos (SP) na manhã deste sábado. A nona – e penúltima – etapa da única categoria de monopostos totalmente nacional em atividade foi marcada pelas grandes disputas nas posições de frente. A começar pela largada, quando o já campeão Henrique Lambert pulou de segundo para tomar a primeira posição de Raphael Abbate ainda no ‘S’ do Senna.
Raphael ainda tentou devolver a ultrapassagem no final da reta oposta, mas o traçado defensivo de Lambert o deixou em situação complicada. Tanto que ficou pelo lado sujo da pista na entrada do miolo – e acabou perdendo outras duas posições, para Arthur Gaggini e Leandro Florenzo.
"Minha largada não foi tão boa quanto a do Henrique, e por isso acabei caindo para segundo. Depois, quando tentei ultrapassá-lo no miolo, os carros que vinham atrás de mim se aproveitaram do vácuo e conseguiram me ultrapassar também", lembrou Abbate.
A partir daí o piloto começou sua prova e recuperação e, pouco a pouco, recuperou terreno até chegar novamente atrás de Henrique Lambert. A corrida já se aproximava da metade quando Abbate partiu para o ataque sobre o líder, conseguindo recuperar a frente do pelotão. Em primeiro, Abbate ainda se beneficiou do bom rendimento de Jorge Rosseli na metade final da corrida. Nas voltas finais foi a vez dele pressionar Henrique Lambert e permitir que Raphael abrisse vantagem na frente.
A disputa pelo segundo lugar nas últimas voltas foi de arrepiar. Rosseli levava vantagem nos trechos de reta dos 4.309 metros de Interlagos. Já Lambert, era mais rápido no sinuoso miolo do circuito. O resultado foi uma perseguição que terminou como uma cena de cinema. Os dois dividindo a reta de chegada lado lado na última volta – e Henrique Lambert ficando com a segunda posição pela diferença 26 centésimos de segundo, ou a distância de "um bico" dos carros da Fórmula São Paulo.
"Foi uma das melhores disputas que eu tive no ano, sem dúvida. Meu carro perdia muito nos trechos de reta, mas em compensação era bastante rápido no miolo do circuito, ainda que meu acerto não estivesse no ponto ideal para o seco. O negócio agora é trabalhar para a corrida de amanhã e tentar fechar o ano com vitória", comentou Henrique, que conquistou o título da Fórmula São Paulo por antecipação na oitava etapa.
A categoria volta a acelerar neste domingo, quando a 10ª etapa encerra a temporada 2008 – a partir das 12h. Confira como terminou a corrida deste sábado e, abaixo, a situação do campeonato:
Corrida – 9ª etapa
1º) Raphael Abbate, 18 voltas em 32m06s948
2º) Henrique Lambert, a 7s650
3º) Jorge Rosseli, a 7s676
4º) Leandro Florenzo, a 15s049
5º) Felipe Leonardos, a 33s004
6º) Fernando Nienkotter, a 36s306
7º) Arthur Gaggini, a 47s229
8º) Fernando, a 48s227
9º) Bruno Andrade, a 57s404
Inova Comunicação – Rafael Durante (Mtb 48.044)
Nenhum comentário:
Postar um comentário