Stock Car: Xandinho e Starostik defendem a Medley em 2009
Equipe campeã renova dupla de pilotos para a próxima temporada
SÃO PAULO – O paulista Xandinho Negrão e o paranaense William Starostik serão os pilotos da Medley/A. Mattheis na Stock Car em 2009. A organização comandada tecnicamente por Andreas Mattheis entrará com nova formação depois da conquista do campeonato de equipes e pilotos domingo passado em Interlagos. Xandinho está retornando ao Brasil depois de quatro anos no automobilismo europeu, enquanto Starostik – que em 2008 defendeu a coirmã
Medley/WA Mattheis ao lado do campeão Ricardo Maurício - iniciará sua terceira temporada na divisão principal da categoria.
“Estou contente em voltar pela categoria mais importante do País”, comemorou Xandinho. “Espero colocar em prática toda a experiência que adquiri no exterior”, continuou. Com 23 anos, ele e Starostik, de 24, formarão uma das parcerias mais jovens da Stock Car. Campeão sul-americano de Fórmula 3 em 2004, Xandinho passou pela Fórmula GP2 de 2005 a 2007, antes de se transferir para o FIA GT em 2008. Com o Maserati MC12 GT1 e ao lado do português Miguel Ramos, venceu a etapa de Nogaro (França) e ficou em 3º na classificação de pilotos, além de contribuir para o título de equipes da Maserati.
Starostiki espera ansioso pelo começo do campeonato, marcado para 29 de março em São Paulo. “Acho que aprendi bastante com Ricardo Maurício. Agora, quero acelerar meu aprendizado ao lado de um gênio como o Andreas”, comentou. Na avaliação do engenheiro Thiago Meneghell, que trabalhou com os dois pilotos, Starostik revelou uma evolução contínua neste período. “Ele veio melhorando ao longo do calendário e por diversas vezes andou próximo ao Maurício. O seu ponto alto foi a abertura dos playoffs em Curitiba, onde largou em 7º e chegou em 5º. Era claramente o mais inexperiente do grid. Por isso, tem potencial para crescer muito”, alertou. Starostik fechou o campeonato em 28º lugar, com 19 pontos.
A Medley/A. Mattheis foi representada no último campeonato pelo vice-campeão Marcos Gomes e por Valdeno Brito, quinto colocado na classificação geral. Gomes venceu duas provas em Interlagos e Valdeno ganhou a Corrida do Milhão de Dólares no Rio de Janeiro. O contrato de Valdeno expira no final deste mês e Gomes foi liberado do compromisso que duraria até dezembro de 2009. “Os dois despertam interesse e têm propostas de outras equipes. Estão valorizados pelos resultados e precisam aproveitar as oportunidades”, explicou Xandy Negrão, sócio-proprietário e principal acionista da Medley, empresa que inaugurou a parceria com Andreas Mattheis em 1998. Na WA Mattheis, a saída de Ricardo Maurício – que já anunciou a transferência para a Equipe RC – e Starostik abriu espaço para a chegada de Cacá Bueno e Daniel Serra com o patrocínio da Red Bull e da Sky.
Negrão lembra que a nova dupla estreará numa fase de transição da Stock Car. Depois de nove anos, o carro atual será substituído por um projeto bem mais moderno. Os pilotos não encontrarão sequer os naturais problemas de adaptação, comuns aos pilotos que mudam de casa. “Xandinho foi campeão brasileiro de endurance em 2004 e venceu as Mil Milhas Brasileiras de 2005 pela Medley. O Starostik está conosco desde o início deste ano e já conhece a filosofia de trabalho do Andreas. Acredito que teremos novamente uma equipe competitiva. Na minha opinião, 85% do resultado de uma corrida vêm do carro. Se o piloto entrar com sete ou oito por cento da parte que lhe cabe, já dá para vencer”. A trajetória da Medley comprova na prática a teoria de Xandy: todos os pilotos que passaram pela equipe ganharam ao menos uma prova.
Mattheis observa que o novo carro representará um desafio para todas as equipes. Aposta, contudo, na sinergia entre os dois times sob sua liderança. “Seremos concorrentes na pista, mas trocaremos informações na oficina”, explicou Mattheis, que desenvolverá pessoalmente os carros de Xandinho e Starostik. Segundo ele, a maior dificuldade inicial de Xandinho será a adaptação à competitividade e às características da competição da Stock Car. “O carro em si tem até certas semelhanças com o Audi DTM que dirigiu no brasileiro de endurance e até um pouco com o Maserati, ao menos na distribuição de peso. Minha expectativa é que ele entre nos playoffs e termine entre os cinco primeiros.” Xandinho concordou com a avaliação do diretor-técnico da Medley, acrescentando outra preocupação. “Terei de me readaptar às pistas, já que não corro aqui há mais de quatro anos.”
Sobre Starostiki, Mattheis destacou que o projeto da Medley é oferecer a ele a perspectiva de crescimento como piloto e profissional. “A última corrida foi apenas a 19ª largada dele. Ainda está um pouco verde, mas é jovem e tem vontade de evoluir. Vimos o potencial em várias provas deste ano. Era rápido nos trechos, mas poucas vezes conseguiu reunir tudo numa volta só. Tem habilidade, mas ainda se ressente da falta de constância. Esse trabalho de desenvolvimento, a exemplo do que fizemos com o Marquinhos Gomes nos últimos dois anos, é o que estamos nos propondo com ele”, destacou.
Conhecido no meio automobilístico como “Billy”, Starostiki imagina que a formação no kart e divisões de base como Fórmula Renault e Fórmula 3 sul-americana poderá facilitar sua caminhada na equipe. “Dizem que o novo Stock Car terá uma condução mais parecida com os monopostos. Ou seja, aumentará a velocidade no contorno de curvas e será possível abusar um pouco mais nas freadas. De qualquer forma, sei que tenho uma grande tarefa pela frente. Correr na Medley é o sonho de todo piloto da Stock Car. É um grande aval, mas também uma enorme responsabilidade pela estrutura que oferece e pela história da equipe na categoria”, admitiu.
Xandinho disse que seu projeto em relação à Stock Car é de longo prazo, embora não descarte a possibilidade de voltar a correr em provas de longa duração como as 24 Horas de Le Mans e as 24 Horas de Spa-Francorchamps. “Tudo depende de um convite. Gostaria de fazer novamente essas corridas importantes, mas meu foco será mesmo a Stock Car”, ressalvou. Xandinho reforçou a expectativa otimista de Mattheis para seu ano de ingresso na Stock Car. “Entrar nos playoffs é uma meta que considero viável. Depois, vai depender muito das condições da época das superfinais. Hoje, é impossível saber como estará cada equipe ou cada piloto, porque ninguém conhece o carro novo”, concluiu.
Neste sábado, juntamente com Felipe Massa (Fórmula 1) e Bruno Senna (Fórmula GP2), Xandinho participará da noite de gala promovida pela FIA em Mônaco que premiará os melhores do automobilismo mundial em 2008. Além de receber o troféu de terceiro colocado no FIA GT, Xandinho representará Xandy Negrão e Andreas Mattheis, bicampeões brasileiros de GT3.
fotos: Miguel Costa Jr.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
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