Pirelli fecha novos patrocínios em competições na América Latina
O Rally Argentino e Porsche Cup México terão fornecimento exclusivo de pneus Pirelli pelas próximas três temporadas; alguns pilotos e equipes no Rally Dakar também terão o apoio da fabricante de pneus
A Pirelli acaba de assinar, para os próximos três anos, novos contratos de patrocínios exclusivos em competições automobilísticas na América Latina: Rally Argentino e Porsche Cup México. O Rally Dakar, que em 2009 passa a ser disputado na Argentina e no Chile, também contará nesse ano com pilotos e equipes apoiadas pela fabricante de pneus.
O gerente de produto e motorsports da Pirelli para a América Latina, Fábio Lopes, acredita que o patrocínio a campeonatos proporciona benefícios para todos os envolvidos. “A Pirelli identifica-se com a atmosfera das competições, tanto que, há mais de um século, a empresa patrocina provas do gênero”, lembra Lopes. “Os produtos desenvolvidos especialmente para as competições colaboram para que pilotos e equipes tenham um ganho de desempenho”.
No tradicional Rally Argentino, considerada a competição mais importante depois do Sul-Americano de Rally de Velocidade, que também conta com o apoio da empresa, a Pirelli será a fornecedora exclusiva de pneus nas categorias N2, N3 e N4. O modelo utilizado nessa competição será o Pirelli PZero K2, K4 e T4, respectivamente. A empresa acredita que serão utilizados 3,5 mil pneus por temporada.
Em 2009, a Porsche Cup será realizada pela primeira vez no México. E esta será também a primeira competição patrocinada pela Pirelli naquele país. “Serão necessários 1,5 mil pneus Pirelli PZero para abastecer apenas uma temporada da competição”, prevê Lopes. A organização do campeonato estima que 18 carros irão disputar as oito rodadas duplas, realizadas aos sábados e domingos.
A parceria no Rally Dakar envolve os pilotos brasileiros, chilenos e argentinos, além de equipes das montadoras. Ao longo dos 15 dias de competição, serão fornecidos, para cada automóvel patrocinado, 60 pneus dos modelos Scorpion Rally e Scorpion Mud, na categoria Car; 20 PS22 Pista, em Truck; e 30 pneus 120/100-18 Heavy Duty Scorpion XC, 80/100-21 Scorpion XC e Heavy Duty Mid Hard, em Moto. O Dakar começa no próximo dia 3 e vai até o dia 18 de janeiro.
A participação em campeonatos qualificados no Brasil e demais países da América Latina auxiliam na evolução tecnológica, nos testes e no desenvolvimento de novos produtos, uma vez que as pistas são consideradas laboratórios a céu aberto. Além de colaborar para transferir os avanços obtidos nas pistas aos produtos usados nas ruas por todos os motoristas, esses patrocínios têm contribuído para que a Pirelli seja uma empresa próxima aos consumidores e respeitada pelos mercados locais.
Os atributos alta tecnologia, qualidade, performance e segurança contribuem para que a Pirelli seja vista de forma positiva na América Latina. “A orientação da Pirelli é incentivar competições nos mercados onde possui fábricas ou representações comerciais na região”, conclui Lopes.
Sobre a Pirelli
Com 136 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, com 24 unidades industriais em 12 países e atividades comerciais em mais de 160 países dos cinco continentes. Na América Latina, possui sete unidades produtivas, cinco delas no Brasil: Gravataí (RS), Campinas, Santo André e Sumaré (SP) e Feira de Santana (BA), além de uma na Argentina (Merlo) e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 27 mil pessoas no mundo, sendo 10 mil na América Latina, das quais oito mil estão nas unidades brasileiras.
A Pirelli Pneus Ltda., no Brasil, conta com uma ampla rede de revendedores oficiais presentes em todo o território nacional, com mais de 600 pontos de venda e cerca de 8.500 profissionais, que são treinados diretamente nas fábricas para oferecer os produtos originais que equipam os veículos das principais montadoras do mercado, além dos importados das principais marcas presentes no mundo.
Em Sumaré, no estado de São Paulo, está localizado o Campo Provas Pneus Pirelli, pioneiro na América Latina, que completa 20 anos em 2008 e que compõe um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de Santo André. Com perfeita integração, em tempo real, aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e camionetas; tratores e máquinas para uso fora de estrada; motocicletas e bicicletas; além de câmaras de ar, protetores e materiais para a reconstrução de pneus.
Guto Descrove
Edson Gushiken
Nenhum comentário:
Postar um comentário