Novo propulsor substitui a unidade 1.6 utilizada até a temporada anterior
A grande novidade técnica da Copa Renault Clio para a temporada 2008 é a utilização do motor F4R de dois litros no lugar do K4M, unidade 1.6 litros que equipou o hatch que é a base da categoria tipo Turismo mais popular do automobilismo brasileiro.
A exemplo do que aconteceu com os motores 1.6 16V, que foram retrabalhados pelos profissionais da Copa Renault Clio e, com isso, atingiram a potência máxima de 130 cv contra os 115 cv (5.750 rpm) abastecidos com álcool de motores normais de produção, sem nenhuma preparação, os novos propulsores 2.0 16V também serão mais potentes. Na versão original de fábrica, o F4R conta com 138 cv atingidos em 5.500 rpm. Com o retrabalho dos preparadores em alguns componentes mecânicos, eles certamente terão um ganho extra de potência de até 15 cv.
"Esta mudança será importante especialmente em dois aspectos", comenta Luciano Kubrusly, presidente da associação de pilotos da categoria. "Primeiro, ela vai aumentar a possibilidade de exploração dos nossos carros em situações mais críticas, como nas retomadas de velocidade em saídas de curva e na busca de maior velocidade antes das grandes freadas, que é quando acontecem as ultrapassagens. Depois, também vai nos oferecer um equipamento ainda mais robusto, o que será incrível, pois o 1.6 já era fantástico".
"O motor 2.0 16V é um propulsor reconhecido pelo seu elevado nível de desempenho. Tenho certeza que os pilotos da Copa Renault Clio irão se surpreender com as respostas rápidas que essa motorização proporciona e que o público presente nas etapas assistirá a uma categoria rápida e com acirradas disputas por posições", diz Fabiano Rosa, engenheiro do departamento de motores da Renault no Brasil.
Os números precisos de potência e torque do novo motor da Copa Renault Clio serão anunciados em breve. A estréia do novo motor está marcada para o próximo dia 20 de abril, em Curitiba (PR), quando a Copa Renault Clio espera reunir 25 carros para a abertura da sétima temporada de sua história. No mesmo fim de semana também acontecerão provas do Brasil GT3 Championship e do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3.
Fotos: Fernanda Freixosa/Copa Renault Clio
Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda
A grande novidade técnica da Copa Renault Clio para a temporada 2008 é a utilização do motor F4R de dois litros no lugar do K4M, unidade 1.6 litros que equipou o hatch que é a base da categoria tipo Turismo mais popular do automobilismo brasileiro.
A exemplo do que aconteceu com os motores 1.6 16V, que foram retrabalhados pelos profissionais da Copa Renault Clio e, com isso, atingiram a potência máxima de 130 cv contra os 115 cv (5.750 rpm) abastecidos com álcool de motores normais de produção, sem nenhuma preparação, os novos propulsores 2.0 16V também serão mais potentes. Na versão original de fábrica, o F4R conta com 138 cv atingidos em 5.500 rpm. Com o retrabalho dos preparadores em alguns componentes mecânicos, eles certamente terão um ganho extra de potência de até 15 cv.
"Esta mudança será importante especialmente em dois aspectos", comenta Luciano Kubrusly, presidente da associação de pilotos da categoria. "Primeiro, ela vai aumentar a possibilidade de exploração dos nossos carros em situações mais críticas, como nas retomadas de velocidade em saídas de curva e na busca de maior velocidade antes das grandes freadas, que é quando acontecem as ultrapassagens. Depois, também vai nos oferecer um equipamento ainda mais robusto, o que será incrível, pois o 1.6 já era fantástico".
Respostas rápidas – O novo motor a gasolina da Copa Clio utiliza injeção eletrônica multiponto seqüencial. Sua capacidade é de exatos 1.998 cm3, distribuídos em quatro cilindros em linha – cada um com relação diâmetro x curso de 82,7 mm x 92 mm. Com taxa de compressão de 9,8:1, o F4R chega a um torque máximo de 191 Nm (3750 rpm). Este valor também irá aumentar significativamente, de acordo com os técnicos.
"O motor 2.0 16V é um propulsor reconhecido pelo seu elevado nível de desempenho. Tenho certeza que os pilotos da Copa Renault Clio irão se surpreender com as respostas rápidas que essa motorização proporciona e que o público presente nas etapas assistirá a uma categoria rápida e com acirradas disputas por posições", diz Fabiano Rosa, engenheiro do departamento de motores da Renault no Brasil.
Os números precisos de potência e torque do novo motor da Copa Renault Clio serão anunciados em breve. A estréia do novo motor está marcada para o próximo dia 20 de abril, em Curitiba (PR), quando a Copa Renault Clio espera reunir 25 carros para a abertura da sétima temporada de sua história. No mesmo fim de semana também acontecerão provas do Brasil GT3 Championship e do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3.
Fotos: Fernanda Freixosa/Copa Renault Clio
Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda
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