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quinta-feira, abril 10, 2008

* NGK ALERTA PARA OS CUIDADOS NA ESCOLHA DAS VELAS.

NGK alerta para os cuidados na escolha das velas de ignição dos motores MPFI, VHC e ECONO.FLEX

A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição do mundo, alerta para um problema freqüente, que pode comprometer o funcionamento das velas de ignição e, conseqüentemente, o bom desempenho do motor. Trata-se da escolha inadequada das velas de ignição para motores VHC (Very High Compression), que equipam alguns modelos da General Motors.

Este modelo de motor possui uma taxa de compressão mais alta, o que proporciona maior potência ao automóvel. Se utilizada a vela aplicada nos motores MPFI (com menor taxa de compressão), pode ocorrer a colisão do pistão com a ponta da vela, fechando a folga entre os eletrodos, ou até ocasionando a quebra da ponta da vela de ignição.

"Quando isso ocorre, a vela perde sua capacidade de centelhamento, ocasionando falhas e perda no desempenho do motor. A solução é simples, pois requer somente a substituição do conjunto de velas pelas do tipo correto, indicadas no manual do proprietário do veículo ou na Tabela de Aplicação NGK atualizada. Vale ressaltar que a troca deve ser feita por um reparador capacitado", afirma Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK.

Outro problema identificado pela NGK é a utilização de velas para automóveis com motor VHC Gasolina em motores VHC Flexpower ou Econo.Flex. Este equívoco pode levar ao superaquecimento da vela ou à pré-ignição (fusão dos eletrodos). No primeiro caso, o motor apresenta perda de desempenho em altas velocidades, subidas ou com cargas elevadas.

Já a pré-ignição leva a uma grande perda de potência do motor, além de elevar rapidamente a temperatura na câmara de combustão do motor. Diante dos dois problemas, o recomendado também é a substituição do jogo de velas. "Apesar de freqüente, a confusão na escolha das velas dos motores MPFI, VHC ou Econo.Flex pode ser resolvida com a consulta no manual do proprietário do veículo", completa Namie.
Vela de ignição com a ponta quebrada por conta de aplicação incorreta
Vela para motor MPFI com eletrodo amassado por ter sido instalada em um motor VHC

Printer Press Assessoria de Comunicação
Cíntia Bechiolli
Fernando Planca

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