COMPRE AGORA

quinta-feira, abril 10, 2008

* STOCK CAR TERÁ FIM DE SEMANA DE ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS TÉCNICAS.

Ricardo Zonta acredita que a vantagem será de quem se adaptar mais rapidamente aos novos pneus e diferencial.

Com tantas mudanças de uma vez só, principalmente na parte técnica, é natural que a Stock Car comece a temporada neste domingo (13), em Interlagos (SP), querendo conhecer um pouco melhor o carro que tem nas mãos. Apesar dos dois dias de testes de pré-temporada e da sessão extra prevista para quinta-feira (9), pilotos e equipes ainda procuram entender o desempenho dos pneus Goodyear, que substituem os Pirelli, e o comportamento do chassi com o novo diferencial, mais resistente para reduzir o risco de quebras. O que fará da primeira etapa, por assim dizer, uma disputa para saber quem aprendeu mais rápido como será correr de Stock Car em 2008.

Quem confirma esta previsão é Ricardo Zonta, chefe de equipe e piloto da Panasonic Racing, que fará sua segunda temporada na categoria. "Acho que o maior desafio para todo mundo será aprender a trabalhar com os novos pneus. Aqueles que conseguirem desvendar como será o comportamento deles em condições de corrida podem ter vantagem nesta primeira etapa", afirmou o paranaense, que neste ano vai se dividir entre as corridas da Stock Car, a Grand Am nos Estados Unidos e as 24 horas de Le Mans na França. O trabalho dos últimos dias deixou Zonta bastante otimista para Interlagos.

"Para nós, a expectativa é muito boa, já que conseguimos desenvolver bem o carro depois dos treinos de pré-temporada. Já estamos trabalhando num bom ritmo com o Augusto Cesário (dono de equipe de Fórmula 3 que estréia na Stock Car como engenheiro chefe da Panasonic Racing) e acredito que ele vai nos ajudar a melhorar o carro durante o fim de semana", concluiu. A opinião é compartilhada por seu companheiro de equipe, o também paranaense Ricardo Sperafico, que estréia no time e, assim como Zonta, fará sua segunda temporada.

"A troca de equipe foi muito bem-vinda. O que falta agora é encontrarmos o acerto ideal do carro, que é um pouco diferente do que eu guiava, mas teremos todo o fim de semana para desenvolver neste sentido", revelou. "Em termos técnicos, ainda tem muita coisa pra achar, e falo de todos os times. Ninguém está no limite. A idéia é tentar chegar ao ponto ideal antes dos outros", acrescentou Sperafico, demonstrando que os dois pilotos da equipe começam a temporada com pensamentos bastante parecidos. No caso dele, com um objetivo que é quase obsessão: andar bem logo no início do ano.

Tudo em função dos resultados do ano anterior. "Na segunda metade da temporada, eu estava muito rápido, tanto que consegui as duas poles e o segundo lugar no Rio de Janeiro. Agora, tracei como meta entrar neste ritmo já nas primeiras corridas, o que é fundamental para disputar o título", finalizou. O treino extra para a primeira etapa da Stock Car será realizado nesta quinta-feira às 15h30. As posições de largada serão definidas no sábado (12) às 11h25 e a corrida, no domingo, está marcada para às 11h00 com transmissão ao vivo pela Rede Globo.

foto de Ricardo Zonta. Crédito: Sergio Sanderson.

Gaspar & Associados Comunicação Empresarial Ltda.
Vanessa Denardi
Mariana Nascimento


Dinho Leme Comunicação
Dinho Leme

Nenhum comentário: