O Japão sempre teve uma forte ligação com o Brasil no automobilismo, na maioria das vezes entre equipe japonesa e piloto brasileiro, e a tradição é mantida mais do que nunca com o paulista João Paulo de Oliveira. Depois de ser Campeão Japonês de Fórmula 3 em 2005 e competir o ano passado pela Super GT (principal categoria de turismo japonesa), deixando ótimas impressões, o piloto recebeu o convite da equipe Kondo Racing para disputar a temporada 2007 da Fórmula Nippon, a categoria mais potente de monopostos do oriente. "Tenho condições de conquistar bons resultados com o time. Os carros sofreram mudanças aerodinâmicas para este ano e a equipe vai ter que se adaptar e poderá se equiparar às outras. Estou muito otimista", declarou João Paulo, que viajou nesta terça-feira (23/1) para o Japão.
Campeão de Fórmulas em três continentes diferentes (Fórmula 3 Sul-americana em 2001, Alemã em 2003 e Japonesa em 2005), João Paulo optou por ampliar sua atuação na terra do sol nascente, e agora tentará bons resultados em sua primeira temporada na F-Nippon. Com nada menos que 450hp de potência nos motores Honda e Toyota, a categoria é considerada a GP2 Series do oriente, sempre com grid de 22 monopostos e um calendário com nove etapas (calendário abaixo). "É um carro muito veloz, e já tive a oportunidade de testá-lo por duas equipes e fazer uma corrida, e gostei bastante", relembra.
No ano passado a Kondo foi a equipe que colocou em evidencia o japonês Sakon Yamamoto, antes do mesmo estrear na Fórmula 1 através da Super Aguri. Para esta temporada, a equipe terá João Paulo de Oliveira e o japonês Seiji Ara, experiente piloto que compete desde 2001 no certame. O brasileiro foi contratado pela performance que apresentou em outros times, já que nunca testou pela Kondo. "Confio no trabalho deles, da mesma forma que eles confiaram em mim, para realizarmos uma boa temporada. Precisamos ter um carro rápido na classificação e equilibrado para as corridas, que tem 300 km de duração e pit stop, como na Fórmula 1. Só depois dos testes de pré-temporada é que vou conseguir me situar dentro do grid", explica.
A Toyota permanece como fornecedora de motores para a equipe. "Os motores Honda e Toyota são muito parecidos, com desempenho bem similar. O Honda tem mais velocidade final, no entanto consome mais. O Toyota tem mais aceleração e consome menos. Então, a diferença de desempenho está atrelada ao tipo de pista e na estratégia de corrida, como na Fórmula 1", revela Oliveira.
Categoria que já revelou vários pilotos para a Fórmula 1, João Paulo sabe que a Fórmula Nippon pode ser o caminho para ganhar uma chance na categoria máxima do automobilismo mundial, mas prefere manter os pés no chão. "Eu vejo a F-Nippon como uma grande chance para fazer bons resultados e agradar alguém que possa me levar para a Fórmula 1, mas isso dependerá de muitos fatores, inclusive até para voltar a testar por alguma equipe", comenta o brasileiro, que testou pela Williams no começo de 2006. "Vou continuar fazendo meu trabalho e vamos ver o que aparece", resume o piloto de 25 anos de idade.
O calendário do Campeonato Japonês de Fórmula Nippon 2007 é:
1- 01/04 – Fuji
2- 15/04 – Suzuka
3- 20/05 – Motegi
4- 10/06 – Okayama
5- 08/07 – Suzuka
6- 26/08 – Fuji
7- 16/09 – Sugo
8- 21/10 – Motegi
9- 18/11 - Suzuka
J.Otazú
Nenhum comentário:
Postar um comentário