COMPRE AGORA

sábado, janeiro 13, 2007

* DAKAR 2007: KLEVER E BAMPI COM PROBLEMAS.

Impacto com rocha destruiu o diferencial traseiro do carro

Diferencial traseiro não suporta choque com rocha durante a 7ª etapa do Dakar

A sorte abandonou definitivamente a dupla Klever Kolberg e Eduardo Bampi. Após sérios problemas mecânicos na 3ª etapa, eles começaram uma rápida recuperação na tabela do Dakar 2007, subindo 66 posições até ontem. Hoje, porém, a colisão com uma rocha situada no meio da areia fofa rachou o diferencial traseiro do Mitsubishi Pajero Full e prejudicou definitivamente a corrida dos dois.

"Por volta do km 100, uma rocha trincou o diferencial traseiro. Sentimos o impacto mas continuamos andando até o km 124, quando o diferencial ficou sem óleo, que vazava, e rachou de vez. Sem tração traseira, é impossível andar na areia fofa", disse Klever, via telefone. "Ficamos cerca de 3 horas parados, conseguimos ajuda com alguns locais que estavam em uma picape para encontrar a trilha feita pelos veículos de apoio e seguir até a cidade de Choûm. Mas como forçamos muito o carro só com tração dianteira, parece que algo travou e o carro parou de vez. O Bampi seguiu com os locais até Choûm para encontrar nossa equipe de apoio e voltar aqui.

Estamos a mais ou menos 200 km de Atar. Tentaremos consertar e seguir até lá".
O vencedor da etapa foi o sul-africano Giniel de Villiers, junto com o navegador Dirk Von Zitzewitz. A bordo de um VW Touareg, eles cravaram 4h00min46s e assumem a ponta da classificação geral, superando Carlos Sainz e Michel Perin, que lideravam desde a terceira etapa. A segunda dupla mais rápida do dia foi a formada por Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cottret.
Essa foi com certeza a etapa mais tumultuada do Dakar 2007 até agora. Devido a fortes tempestades de areia na parte final do trajeto de hoje, a direção da corrida decidiu por razões de segurança eliminar os últimos 134 quilômetros da etapa, que acabou encurtada para 407,6 km. Segundo a organização, nem os helicópteros de resgate puderam levantar vôo nessas condições.

Sexto colocado na classificação geral, o francês Jean-Louis Schlesser teve problemas mecânicos com seu buggy logo no início da especial. O mesmo ocorreu com o BMW da piloto Jutta Kleinschmidt, primeira mulher a vencer o Dakar, em 2001. O espanhol Nani Roma, 7º colocado na tabela, capotou seu Mitsubishi, enquanto o finlandês Ari Vatanen, quatro vezes campeão do Dakar, viu fogo surgindo em seu VW Touareg.

Os outros brasileiros não parecem ter sorte muito melhor. Paulo Nobre "Palmeirinha" fez o 83º tempo do dia, e a dupla Riamburgo Ximenes e Lourival Roldan ficou com o 91º lugar.

A nota cômica do dia ficou para o piloto de carros Carlos Sousa. Vencedor da primeira etapa e até ontem mantendo uma excelente 3ª posição na classificação geral, o português se perdeu, atolou o carro na areia e, quando conseguiu tirar o VW do lugar, simplesmente abandonou o navegador alemão Andréas Schulz (que havia descido para ajudar) no meio do deserto! A própria organização do Dakar noticiou que Sousa havia tido um ataque de nervos e brigado com seu navegador, mas logo se retratou: na verdade, o que ocorreu foi que a forte tempestade de areia tirou Schulz da vista de Sousa. Quando um encontrou o outor novamente, ambos continuaram na prova, na maior paz.

Classificação geral após a 7ª etapa – categoria Carros

1) Giniel de Villiers / Dirk Vn Zitzewitz (VW) – 20h04min01s
2) Carlos Sainz / Michel Perin (VW) – a 01min39s
3) Stephane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (Mitsubishi) – a 24min38s
4) Luc Alphand / Gilles Picard (Mitsubishi) – a 33min53s
5) Hiroshi Masuoka / Pascal Maimon (Mitsubishi) – a 1h11min30s
60) Paulo Nobre / Filipe Palmeiro (BMW) – a 12h31min15s
63) Riamburgo Ximenes / Lourival Roldan (Mitsubishi) - a 13h29min38s

Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Pearson, Banco Mercedes-Benz, Mercedes-Benz Caminhões, Renov, Mercedes Seguros, MANN-FILTER, Planac Informática, Sadia, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix, Base 84 e Dakar Promoções.

Foto: Maindru

Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Claudia Santos / Leonardo Nishihata/ Lino Bocchini

Nenhum comentário: