Devido às inúmeras dúvidas que recebemos a respeito do funcionamento de um rally, vamos esclarecer alguns pontos dessa forma de competição não muito popular aqui no Brasil. Para facilitar o entendimento, nosso termo de referência será a Fórmula-1
1 - Largada
1 - Largada
Numa corrida de Fórmula-1, todos os competidores largam juntos no grid. No rally, cada veículo parte separadamente, em curtos intervalos de tempo. A ordem de largada é definida pela classificação atual dos pilotos (o que estiver em 1º lugar larga na frente, e assim por diante). Em relação às categorias, as motos largam primeiro, seguidas pelos carros e finalmente pelos caminhões.
2 - Percurso
Corridas de Fórmula-1, Stock Car e Fórmula Truck são disputadas em circuitos fechados, percorrendo várias voltas na mesma pista. No rally, o trajeto é sempre de uma cidade para outra, ou de um ponto a outro. Esse trajeto é dividido em três partes:
- deslocamento inicial: trecho que os veículos percorrem do acampamento até o ponto onde a cronometragem é iniciada. Não há necessidade de ser rápido aqui, é preciso apenas completar o percurso.
- trecho especial (cronometrado): é onde os pilotos aceleram pra valer. O tempo que cada competidor gasta para percorrer o trecho especial é o tempo que será contabilizado para sua classificação em relação aos outros competidores
- deslocamento final: trajeto percorrido pelos veículos do ponto final de cronometragem até o novo acampamento do dia. Novamente, não é preciso pisar fundo.
Enquanto o piloto de Fórmula-1 precisa apenas decorar o traçado de um circuito (que raramente ultrapassa os 10 quilômetros), o piloto de rally conta com a ajuda de um navegador para lhe "cantar" o percurso do dia. Nenhum deles conhece o trajeto antecipadamente. Ele é descrito em uma planilha de navegação fornecida pela organização da prova antes de cada largada. Esta planilha deve informar tudo: as distâncias a serem percorridas, os principais perigos e os pontos de referência (boa parte do trajeto não é forma do por estradas, ou seja: os navegadores precisam descobrir qual é o caminho a se seguir).
3 - Chegada
Para saber quem venceu uma corrida de Fórmula-1 é fácil: basta conferir quem cruzou a linha de chegada primeiro. No rally, a coisa é mais complicada, pois os pilotos largam todos separados, um por vez. O primeiro a cruzar a linha de chegada do dia pode muito bem ter sido mais lento que o 14º finalizador, por exemplo ( e esse é o ERRO CLÁSSICO das coberturas de rally: manchetes do tipo "Jean Azevedo é o primeiro colocado do dia", quando na verdade ele foi apenas o primeiro a terminar a etapa). No rally, saber a ordem de chegada serve no máximo para fazer uma estimativa (se o quinto a largar foi o primeiro a terminar a etapa, ele foi com certeza mais rápido que os quatro competidores que largaram na sua frente). Para definir a classificação de cada competidor, é preciso compar ar seu tempo com o de todos os outros. Por causa disso, as tabelas de classificação podem sofrer modificações mesmo horas após os primeiros competidores cruzarem a linha de chegada. É preciso muita atenção para não deixar no ar informações completamente desatualizadas.
Para evitar esse problema, o site da Equipe Petrobras Lubrax (www.parisdakar.com.br) terá suas notícias atualizadas a todo instante por jornalistas com experiência em rallys, conforme novos resultados forem divulgados. Garantimos que esta será a melhor cobertura do Dakar em português, com direito a informações exclusivas apuradas pelo jornalista Lino Bocchini, que acompanha a prova direto da África.
Esperamos ter ajudado. Outras dúvidas, escreva para imprensa@parisdakar.com.br
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Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Claudia Santos / Leonardo Nishihata/ Lino Bocchini
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