Carro da dupla teve avarias e necessita de apoio para terminar a especial
Problema leve em comparação ao que viria dali mais alguns quilômetros.
Na altura do quilômetro 200 da especial (cronometrada) entre Nador e Er Rachidia, no Marrocos, quebrou a manga do eixo do Pajero, e aí não teve jeito, a dupla parou e teve de esperar por socorro. Foi quase uma hora de espera até o caminhão de apoio chegar e, mais duas horas para que todo o conserto fosse feito. A dupla retomou então o trajeto, e chegou ao acampamento a tempo de não sofrer nenhuma penalização extra por conta de um eventual estouro do horário.
No final das contas, a dupla cruzou o final da especial com o 169º tempo do dia, 7h09min04s, mais de quatro horas atrás dos primeiros colocados. Assim, o veículo da Equipe Petrobras Lubrax cai bastante na tabela geral, indo da 21ª para a 122ª posição. "O ruim é que agora vamos largar muito pra trás, e teremos que ultrapassar muitos carros, comer muita poeira", afirma Klever. "E como nessa região do Marrocos as pistas são estreitas e tem muita pedra fora do caminho, essas ultrapassagens serão penosas, mas estamos na briga", completou o piloto da equipe Petrobras Lubrax.
O vencedor da etapa foi o sul-africano Giniel de Villiers, junto com o navegador Dirk von Zitzewitz. Eles cravaram o tempo de 2h46min12s, vinte e cinco segundos à frente da dupla Carlos Sainz / Michel Perin (vencedores da etapa de ontem, e que continuam na liderança da classificação geral). Em terceiro, veio o francês Stephane Peterhansel, recordista de vitórias no Dakar, com oito títulos (seis nas motos e dois com carros). Ainda entre os favoritos, um susto: o BMW da piloto alemã Jutta Kleinschmidt (primeira mulher a vencer o Dakar, em 2001) e da navegadora Tina Thoner pegou fogo logo no início da etapa. Felizmente, as chamas foram rapidamente controladas e, após diversos reparos o BMW continua na prova.
Entre os brasileiros, o dia foi de Paulo Nobre "Palmeirinha": com um BMW, ele marcou o 15º melhor tempo e, após uma segunda etapa desastrosa, pula de 128º para o 118º lugar na classificação. Já a dupla Riamburgo Ximenes e Lourival Roldan foi a 33ª colocada na etapa, e também sobe na classificação geral. Confira a tabela:
Classificação geral após a 3ª etapa – categoria Carros
1) Carlos Sainz / Michel Perin – 5h09min19s
2) Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz – a 1min02s
3) Carlos Sousa / Andréas Schulz – a 4min26s
4) Stephane Peterhansel / Jean-Paul Cottret – a a 6min03s
5) Mark Miller / Ralph Pitchford – a 9min12s
78) Riamburgo Ximenes / Lourival Roldan – a 2h19min31s
118) Paulo Nobre / Filipe Palmeiro – a 2h47min20s
122) Klever Kolberg / Eduardo Bampi - a 4h46min33s
Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Pearson, Banco Mercedes-Benz, Mercedes-Benz Caminhões, Renov, Mercedes Seguros, MANN-FILTER, Planac Informática, Sadia, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix, Base 84 e Dakar Promoções.
Foto: Maindru
Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Claudia Santos / Leonardo Nishihata/ Lino Bocchini
Nenhum comentário:
Postar um comentário