Maranello (Itália) - Preocupada com a manutenção dos títulos dos mundiais de Pilotos e Construtores, a Ferrari quer fazer o possível para se adaptar à restrição aos auxílios eletrônicos, como o controle de tração, e para isso chamou o heptacampeão e ex-piloto Michael Schumacher, que já foi obrigado a correr sem estes artifícios ao longo de sua carreira.
O nome do alemão consta no livro da Ferrari como um dos colaboradores no desenvolvimento do novo modelo F2008, que será usado nesta temporada por Kimi Raikkonen e Felipe Massa. Segundo os dirigentes ferraristas, haverá novidades implantadas a cada corrida, de modo que o carro evolua até a última prova do ano, o GP do Brasil.
"Com as mudanças no regulamento que serão implementadas neste ano, os pilotos passarão a ter um papel mais importante", disse o presidente da companhia, Luca di Montezemolo.
'Temos dois pilotos mais um. Temos o Michael, que treinou com este carro no inverno e que poderá dar todo seu apoio neste ano, sobretudo em virtude de sua experiência com carros sem controle de tração", o dirigente, referindo-se às quatro sessões de testes do heptacampeão em Jerez de la Frontera e Barcelona no fim do ano passado.
O fim do controle de tração é uma das principais preocupações para a próxima temporada. Pilotos como o brasileiro Felipe Massa acreditam que a ausência de tal auxílio eletrônico pode causar o aumento no número de acidentes graves, principalmente se a pista estiver molhada.
Para evitar o pior, Massa e outros pilotos já pediram à Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para ficar de olho. "Já trocamos alguns e-mails com a FIA e estamos atentos a esta situação", afirmou o paulista. "A associação de pilotos está sempre tentando aumentar nossa segurança, e tenho certeza de que, se percebermos que a falta do controle de tração será perigosa, a FIA vai nos ouvir', completou.
Mas se por um lado Massa se preocupa com a ausência do aparato, o atual campeão da Fórmula 1, Kimi Raikkonen, minimizou o problema e acredita que as corridas ficarão mais interessantes.
"Pista molhada é perigosa com ou sem controle de tração", disse o finlandês. "A diferença é que agora o piloto será mais exigido. Antes você podia errar e sabia que o controle ia ajudar, mas acho que vai ser bem mais divertido. As pessoas vão cometer mais erros, e as ultrapassagens serão mais fáceis", completou.
fonte: GazetaEsportiva
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