Após terem sido endereçados os convites para os pré-seleccionados, eis a primeira lista de participantes das 24 Horas de Le Mans de 2008.
Os Regulamentos da ACO prevêem as inscrições nas 24 Horas de Le Mans de duas formas. A primeira é mediante os resultados desportivos das equipas que participam nas American Le Mans Series, Le Mans Series, FIA-GT e vencedores da edição anterio das 24 Horas nas diversas classes, e a segunda é um sistema de convites.
Em Novembro foi divulgada a lista de pré-seleccionados, que aqui relembro:
LMP1:
AUDI SPORT NORTH AMERICA (1º 24 Horas de Le Mans)
AUDI SPORT NORTH AMERICA (1º ALMS e Petit Le Mans)
PEUGEOT TOTAL (2º 24 Horas de Le Mans)
PEUGEOT TOTAL (1º LMS)
PESCAROLO SPORT (2º LMS)
AUTOCON MOTORSPORT (2º ALMS)
LMP2:
PENSKE RACING (1º ALMS)
PENSKE RACING (1º Petit Le Mans)
BINNIE MOTORSPORT (1º 24 Horas de Le Mans)
RML (1º LMS)
QUIFEL ASM TEAM (2º LMS)
BARAZI EPSILON SPORT (2º 24 Horas de Le Mans)
LMGT1:
CORVETTE RACING (1º Petit Le Mans)
CORVETTE RACING (2º 24 Horas de Le Mans)
ORECA (1º LMS)
LUC ALPHAND AVENTURES (2º LMS)
VITAPHONE (1º FIA GT)
ASTON MARTIN RACING (1º 24 Horas de Le Mans)
SCUDERIA PLAYTEAM SARAFREE (2º FIA GT)
LMGT2:
IMSA PERFORMANCE MATMUT (1º 24 Horas de Le Mans)
RISI COMPETIZIONE (2º 24 Horas de Le Mans)
RISI COMPETIZIONE (1º ALMS)
VIRGO MOTORSPORT (1º LMS)
FELBERMAYR-PROTON (2º LMS)
FLYING LIZARD MOTORSPORT (1º 24 Horas de Le Mans)
AF CORSE (1º FIA GT)
BMS SCUDERIA ITALIA (2º FIA GT)
Hoje foram publicadas as confirmações, onde se destaque à já anteriormente confirmada e nada surpreendente recusa da Penske Racing.
Eis a lista completa de confirmações
LMP1:
AUDI SPORT NORTH AMERICA (1º 24 Horas de Le Mans)
AUDI SPORT NORTH AMERICA (1º ALMS e Petit Le Mans)
PEUGEOT TOTAL (2º 24 Horas de Le Mans)
PEUGEOT TOTAL (1º LMS)
PESCAROLO SPORT (2º LMS)
AUTOCON MOTORSPORT (2º ALMS)
LMP2:
RML (1º LMS)
QUIFEL ASM TEAM (2º LMS)
BARAZI EPSILON SPORT (2º 24 Horas de Le Mans)
LMGT1:
CORVETTE RACING (1º Petit Le Mans)
CORVETTE RACING (2º 24 Horas de Le Mans)
LUC ALPHAND AVENTURES (2º LMS)
ASTON MARTIN RACING (1º 24 Horas de Le Mans)
LMGT2:
IMSA PERFORMANCE MATMUT (1º 24 Horas de Le Mans)
RISI COMPETIZIONE (2º 24 Horas de Le Mans)
RISI COMPETIZIONE (1º ALMS)
VIRGO MOTORSPORT (1º LMS)
FELBERMAYR-PROTON (2º LMS)
FLYING LIZARD MOTORSPORT (1º 24 Horas de Le Mans)
AF CORSE (1º FIA GT)
BMS SCUDERIA ITALIA (2º FIA GT)
Na LMP1, todos confirmaram a sua presença, sendo que a Audi ira propor uma terceira entrada por convite para a Joest, o que se deverá verificar tal como em 2007 assim como a Pescarolo que tentará uma segunda entrada.
Praticamente todas as equipas LMP1 da LMS irão tentara assegurar um convite, esperando-se ver em pista o novo Lola coupé com motor Aston, os dois coupes Espanhóis Epsilon Euskadi ee1 e o projecto Universitário Japonês ORECA Courage YGK da Universidade de Tokaï.
A Creation, que será certamente convidada, irá tentar colocar dois LMP1 em Pista, mais muito dificilmente estes serão os novos coupes que só deverão estar prontos em finais de 2008. Outra equipa que também tentará estar presente é a Dome (só compete oficialmente em Le Mans e era representado pela extinta Racing for Holland no LMS) com o seu novo coupe S102.
A Oreca, que tem lugar assegurado via GT1, mas que este ano mudou-se para a LMP1 após comprar a Courage, irá tentar meter os dois Courage em Le Mans, o que deverá também acontecer.
Na LMP2, a verdadeira surpresa foi o recusa da Binnie, mas infelizmente Bill Binnie, patrão e piloto da Binnie Motorsports, viu-se envolto numa situação familiar complicada, pois a sua filha encontra-se gravemente doente. Esta situação levou a que Bill Binnie anuncia-se que este ano a sua equipa não iria participar em nenhuma prova ou campeonato. Esperemos que o problema se saúde da sua filha seja contornado e que a Binnie esteja de volta às pistas o mais depressa possível.
Quanto à Penske/Porsche, apesar da sua ausência, é muito provável que vejamos pela primeira vez um RS Spyder em La Sarthe este ano, pois se por um lado a Penske não tem interesse em cá estar, as equipas europeias privadas que este ano adquiriram o RS Spyder, mostraram interesse em conquistar um convite para a corrida, excepto a mais forte delas todas, a Horag Racing (possível apoio semi-oficial tipo a Penske na origem desta recusa?).
De qualquer forma, tanto o Team Essex como a van Merksteijn Motorsport tentarão arranjar um convite e certamente uma delas terá acesso a um, seno o Team Essex o mais provável devido a já ter alguma experiência no endurance, com a van Merksteijn Motorsport é a primeira vez que compete nesta disciplina.
A nossa ASM sem surpresa, estará pela terceira vez consecutiva.
No GT1, Vitaphone e Playteam Sarafree não estarão presentes pois o Maserati MC12 que ambas utilizam não está homologado pela ACO, e como já era esperado, as equipas também não demonstraram interesse em competir com uma viatura alternativa.
A Oreca, agora na LMP1 com a Courage, também não ocupará a sua vaga pois está empenhada a 100% na classe máxima do endurance.
A Aston Martin tentará um segundo DBR9 como habitualmente, e o Team Modena (também Aston Martin) tentará estar de novo presente.
Reiter Engineering está também à procura de um convite para o seu Lamborghini Murciélago R-GT que este ano estará presento no LMS, e a ARC Bratislava, equipa que adquiriu um dos Saleen da Oreca, tentará também estar presente.
No campo dos GT2, a Risi Competizione que tem direito a dois convites irá muito possivelmente "emprestar" um á Krohn Racing, e a Felbermayr-Proton tentará uma segunda entrada.
No campo da procura dos convites temos a Autorlando que quer entrar com os novos Porsche 997 Evo 2008 e a Morgan com o seu Sturdza Aeromax.
fonte: AutoSport
Nenhum comentário:
Postar um comentário