COMPRE AGORA

quinta-feira, janeiro 17, 2008

* CONCEITO HUMMER HX ESTRÉIA NO SALÃO DE DETROIT.


Mais compacto que o HUMMER H3, o conceito HX é um veículo off-road aberto de duas portas que contempla a tradição pela qual o HUMMER se tornou lendário

Com uma carroceria que facilmente se transforma em conversível e que se adapta a uma variedade de condições das trilhas e necessidades de carga. Seu design baseia-se em idéias desenvolvidas por um trio de jovens designers da HUMMER.

"O HX é a visão da HUMMER de um veículo ágil, pronto para a trilha, com abertura sobre os bancos que se adaptam aos mais variados estilos de vida de pessoas que precisam ou querem dirigir off road," disse Martin Walsh, diretor da HUMMER. "Claro que todos os HUMMERs têm uma capacidade off road excepcional"
O HX foi apresentado com uma configuração de traseira inclinada, com um esquema de pintura oliva fosco inspirada em um deserto, no Salão do Automóvel Internacional Norte Americano. As funções conversíveis adicionais incluem:
• Portas removíveis – pinos de fácil remoção nas articulações permitem que as portas sejam rapidamente removidas – uma característica apreciada por muitos off-roaders que levam o esporte a sério

• Acabamento do pára-lama removível – preso com prendedores de fácil liberação, o acabamento do pára-lama pode ser rapidamente removido para uma limpeza extra, ou caso seja danificado durante o percurso

O design do HX baseia-se em idéias desenvolvidas por um trio de jovens designers da GM e do estúdio de design da HUMMER. Como parte de sua "inicialização", foram encarregados pelo desenvolvimento de desenhos do conceito para um HUMMER menor e jovial e o HX é o resultado direito dessa criatividade. O conceito HX tem por base as ilustrações originais dos designers, porém incorpora as melhores idéias e elementos de outros designs.
As marcas de design clássico do HUMMER fazem do HX instantaneamente reconhecível, incluindo faróis redondos localizados em orifícios quadrados, um perfil de pára-brisa vertical e entradas de ar proeminentes. As entradas de ar são funcionais e alimentam um motor V6 sob o capô.

Enquanto os faróis e a grade são claramente marcas da HUMMER. As aberturas da grade e faróis, bem como os elementos no interior, têm uma aparência de círculos ou ovais que foram presos nas partes superior e inferior, criando uma aparência única que fala pela estética intencional do veículo.

De assentos inspirados nos de um avião a ferramentas integradas prontas para off-road, o interior do HUMMER HX tem uma beleza que se baseia em seu objetivo intencional. Foi inspirado pelos elementos funcionais leves encontrados em um avião.
Reforçando a sensação tirada de sua essência, a cor oliva fosca do interior é transmitida para os painéis cobertos de metal do interior. A cor é acentuada com componentes de alumínio prensados ou perfilados, como as maçanetas, botões e outras partes necessárias.

Um piso de borracha e cobertura balística de material de nylon no painel de instrumentos e outros componentes do interior reforçam a estética funcional.

Como assentos de aviões, os assentos do HX são construídos sobre uma estrutura leve com componentes mínimos. São montados em trilhos expostos do tipo de aviões e presos com um material de borracha sintética resistente ao clima.

O console também acomoda um lugar para fones, tocador de MP3 e iPods ou iPhones. De fato, não há um rádio convencional no HX, somente alto-falantes integrados. Os passageiros conectam um iPod, ou dispositivo semelhante, a um conector USB para tocar música no HX.

Um conjunto de indicadores de três elementos entrega informações ao motorista tanto em modo de estrada como off-road. Esse conceito de layout de conjunto reconfigurável usa telas LCD com layouts múltiplos incluindo um sistema de navegação. O sistema de navegação apresenta informações de bússola e GPS; e é desenvolvido para enviar informações da trilha.

O bloco do conjunto central acomoda um velocímetro, porém altera para um indicador de ângulo da roda quando a transmissão está em posição reduzida. Esta alteração de modo off-road a partir do modo para estrada dá ao motorista informações que são mais pertinentes às condições do motorista. A visão da trilha de uma câmera montada no espelho de visualização traseira pode também ser exibida no painel de instrumento.

As funções do modo off-road do painel de instrumento compreende ferramentas virtuais do HX, enquanto os outros são montados para uso físico, incluindo uma pá dobrável, lanterna e um kit de primeiros socorros.
A suspensão dianteira apresenta uma barra estabilizadora de desligamento eletrônico para manobras quando dirige-se off-road, e a suspensa traseira está localizada com prolongamento dos braços de barras grossas.

Um sistema integral de tração nas quatro rodas faz com que o HX enfrente todos os obstáculos de off-road. Ele transfere torque para os eixos dianteiros e traseiros, os quais são equipados com um diferencial bloqueante. O HX é equipado com pneus próprios para off-road de 35 polegadas de altura que são montados em um conjunto de rodas personalizadas; centros da roda de pintura escura completados com bordas externas revestidas em prata.

Um kit de proteção completo sob a carroceria, incluindo uma placa dianteira deslizante, proteção do trem de força e mais, protege o HX de pedras irregulares e outros objetos potencialmente danificadores. Um guincho operado mecanicamente está localizado no pára-choque dianteiro, e o HX possui ganchos de resgate montados nos pára-choques dianteiros e traseiros, caso ajuda desses seja necessária para auxiliar outros de situações inoportunas de off-road.
O HX vem de um motor Flex E85 3,6 l SIDI V6 que é acompanhado por uma transmissão automática de seis marchas. A transmissão é atrelada ao sistema de tração nas quatro rodas. Freios a disco nas quatro rodas completam o conjunto.

Fabiano Mazzeo
Renato Acciarto

Nenhum comentário: