COMPRE AGORA

quinta-feira, janeiro 24, 2008

* MANUTENÇÃO DAS CORREIAS EVITA DANOS AO MOTOR.

Componente fundamental para o funcionamento do motor, a correia dentada deve receber especial atenção na hora da manutenção preventiva. A principal função desta peça é manter a sincronia entre o virabrequim e o comando de válvulas, principais eixos do motor. Quando a correia quebra, há interrupção nessa sincronia, o que provoca a parada total do veículo.

Em alguns casos, os prejuízos podem ser maiores do que esta parada e a simples troca da correia, mas se estender ao próprio motor. A diferença entre o custo da troca das correias em relação ao reparo do motor, em caso de danos maiores, pode ser de até 100 vezes.

Como qualquer outro componente mecânico, as correias possuem vida útil limitada e devem ser trocadas periodicamente, conforme indicado no manual do fabricante. É aconselhável, no entanto, uma avaliação a cada 10 mil quilômetros. A cada troca, é recomendável ainda avaliar o estado das polias e tensionadores, a fim de garantir a eficiência da correia e evitar o desgaste precoce da mesma.

É importante lembrar sempre que a manutenção das correias deve ser feita por mecânicos especializados, pois vários problemas de quebra são causados por má instalação, como montagem incorreta, tensionamento inadequado, dobra durante a instalação, presença de resíduos e óleo por falta de limpeza durante a troca, dentre outros.

Sobre a Bosch
O Grupo Bosch é líder mundial na fabricação de tecnologia automotiva, tecnologia industrial e bens de consumo e tecnologia de construção. Em 2006, seus 260 mil colaboradores contribuíram para que fosse atingido o faturamento de 43,7 bilhões de Euros. Fundado em Stuttgart, em 1886, por Robert Bosch (1861-1942) como Oficina de Mecânica Fina e Eletrotécnica, o Grupo Bosch é atualmente constituído por uma rede de desenvolvimento, produção e distribuição com mais de 300 subsidiárias, além de 13 mil serviços autorizados localizados em mais de 140 países.

A estrutura acionária diferenciada do Grupo Bosch garante sua independência financeira e autonomia empresarial. Ela possibilita que a empresa possa antecipar importantes investimentos para garantir sua segurança no futuro e também para fazer jus à responsabilidade social do Grupo Bosch Mundial, concretizando o desejo de seu fundador. Dessa forma, constituiu-se a Robert Bosch Stiftung GmbH (Fundação Robert Bosch), que é detentora de 92% das cotas do capital do Grupo Bosch Mundial, enquanto a gestão empresarial do Grupo está sob responsabilidade da Robert Bosch Industrietreuhand KG.

A Robert Bosch América Latina está presente no Brasil há mais de 50 anos. Em 2006, a empresa registrou um faturamento líquido de R$ 3.7 Bilhões. A Robert Bosch América Latina mantém quatro unidades fabris nos estados de São Paulo, Paraná e Bahia; emprega cerca de 11.500 pessoas e abriga três Centros de Competência Mundial em desenvolvimento de produtos automotivos.
Para mais informações, visite o site www.bosch.com.br

Renata Taffarello
Fernanda Viegas
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Porter Novelli
Many minds. Singular results.

Nenhum comentário: