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terça-feira, janeiro 29, 2008

* GIL DE FERRAN ANUNCIA SUA VOLTA ÀS PISTAS E DONO DE EQUIPE NA AMERICAN LE MANS SERIES.


de Ferran Motorsports fará sua estréia na categoria com o modelo Acura ARX-01b e será equipe de fábrica da Acura Motorsports

Sebring, Flórida (29 de Janeiro de 2008) – Campeão das 500 Milhas de Indianápolis em 2003 e bicampeão da CART (2000 e 2001), o brasileiro Gil de Ferran está de volta às pistas. Ele será dono e presidente da equipe de Ferran Motorsports, que contará com suporte oficial da fábrica da Acura Motorsports, além de ser o primeiro piloto da equipe, que disputará a temporada 2008 da American Le Mans Series (ALMS).

A equipe do brasileiro será a quarta da Acura Motorsports na categoria. O time disputará a divisão LMP2 com o modelo Acura ARX-01b. O anúncio foi realizado nesta terça-feira (dia 29) nos Estados Unidos.

A Acura passou a disputar competições de carros esportivos em 2007, produzindo carros protótipos para as equipes Andretti Green Racing, Highcroft Racing e Lowe’s Fernandez Racing nas 12 etapas da ALMS. A participação das três equipes marcou o primeiro programa da fábrica no automobilismo em seus 20 anos de história.

A sede da equipe de Ferran Motorsports ficará em Indianápolis (EUA). Um anúncio completo sobre as operações do time, bem como seus pilotos e patrocinadores será feito no futuro.

“Estou muito feliz por estar envolvido no novo programa da Acura Motorsports, tanto como dono de equipe quanto como piloto”, declarou de Ferran. “A American Le Mans Series tem uma tremenda combinação de alta tecnologia e muita competitividade. Os carros são fantásticos e as corridas da ALMS são espetaculares. Estou ansioso para voltar ao cockpit e correr novamente. Sei que será um desafio muito grande para mim dentro e fora das pistas. Nós já contratamos o veterano John Anderson como Diretor Geral da equipe, o que já é um bom começo para a nossa organização. Estamos trabalhando forte para colocar todas as peças restantes no lugar”.

Enquanto três equipes Acura disputarão as 12 etapas da ALMS, o time de Gil de Ferran estreará antes da metade da temporada.

De Ferran será chefe de equipe depois de atuar como Diretor Esportivo da escuderia Honda na Fórmula 1 de 2005 a 2007. Sua disputa mais recente em um carro de corrida aconteceu em 12 de outubro de 2003, no Texas Motor Speedway, quando venceu a última etapa da temporada da IRL com a equipe Penske. Depois desta prova, Gil anunciou sua aposentadoria como piloto profissional.

O programa da Acura na ALMS em 2008 será representado pelo novo chassi ARX-01b, desenvolvido pela Honda Performance Development (HPD) e pela Wirth Research, com um updated no motor V8 aspirado, 3-4 litros.

“A temporada 2007 da American Le Mans Series foi de aprendizado para a Acura e a HPD”, comentou Erik Berkman, novo presidente da HPD. “Nossas três equipes fizeram um ótimo trabalho no ano passado, coletando informações e correndo de forma competitiva. Agora, estamos felizes em termos outro campeão na família Acura, com Gil de Ferran e sua nova equipe. A carreira do Gil no automobilismo é certamente impressionante e planejamos continuar o processo de fazer do Acura ARX-01b um vencedor. Esperamos ter o carro da equipe de Ferran na pista o mais rápido possível para se juntar a nós em busca das vitórias em 2008”.

Em sua temporada de estréia na ALMS, a equipe Acura venceu sua primeira corrida com Bryan Herta, Dario Franchitti e Tony Kanaan, que pilotaram pela Andretti Green Racing na categoria LMP2 na prestigiada 12 Horas de Sebring. Além da vitória em Sebring, os carros da Acura conquistaram outros nove pódios em 2007.

“Gil de Ferran é outro nome de peso que chega à American Le Mans Series, para se juntar a Roger Penske, Bobby Rahal, Michael Andretti e muitos outros”, declarou Scott Atherton, presidente da ALMS. “Sua carreira brilhante como piloto vencedor na CART e como pessoa chave na Fórmula 1 para a equipe Honda são exemplos de excelência em nosso meio. Não tenho dúvidas de que ele terá sucesso em ambas as funções com a Acura. Nós o recebemos de braços abertos na American Le Mans Series e esperamos ansiosos por sua estréia como piloto e dono de equipe”.

De Ferran, que chegou a estudar Engenharia no Brasil, iniciou sua carreira no kart aos 14 anos. Depois de vencer campeonatos no Brasil, ele se mudou para a Inglaterra para iniciar uma carreira profissional e logo se estabeleceu como uma promessa, frequentemente no alto dos pódios europeus em diferentes categorias de fórmula de 1988 a 1994, vencendo inclusive o prestigioso campeonato da Fórmula 3 Inglesa em 1992.

Em 1995, Gil conquistou o título de estreante na CART e venceu a última etapa em Laguna Seca. Pilotando pela equipe Penske, de Ferran foi bicampeão da CART em 2000 e 2001. Ele também estabeleceu o recorde de 241.428 milhas por hora em um circuito permanente durante um treino classificatório no oval da Califórnia, em 2000, recorde que persiste até hoje. Gil foi vice-campeão da Indy 500 em 2001 e, em 2003, conquistou o título da tradicional corrida, antes de se aposentar no final da temporada.

A equipe de operações automobilísticas da Acura reflete a posição da montadora como líder em performance automotiva e tecnologia. Criada em março de 1986, como uma marca japonesa de luxo, a Acura busca trazer inovações automotivas, como o primeiro carro totalmente de alumínio, entre outras.

Atualmente, a Acura fornece uma linha completa de carros de luxo de alta performance para uma rede de 286 concessionários nos Estados Unidos.

A Honda Performance Development (HPD) foi fundada em 1993, como única subsidiária de corridas da American Honda Motor Co., Inc. A HPD, localizada em Santa Clarita, na Califórnia, é o centro de operações técnicas da Honda e da Acura para motores de alta performance para corridas. A HPD coordena a participação da Honda na IRL e as atividades da Acura na American Le Mans Series.

Confira entrevista com Gil de Ferran sobre o seu novo desafio nas pistas:

1 – Quando você começou a planejar a entrada na ALMS?
R: Desde que eu deixei o cargo de Diretor Esportivo da equipe Honda de Fórmula 1, na Inglaterra, no último verão, tenho tirado um tempo para refletir e pensar no que eu gostaria de fazer não só com a minha carreira, mas também com a minha vida.

Voltei aos Estados Unidos algumas vezes para refrescar a memória em relação ao cenário automobilístico norte-americano. Fui a Detroit acompanhar as corridas da IRL e da ALMS, reencontrei alguns velhos amigos e revivi algumas emoções.

No fim do ano passado, comecei a conversar com Robert Clark, então presidente de Desenvolvimento Tecnológico da Honda, sobre algumas oportunidades em potencial. Após longas considerações, exploradas sobre várias situações por ambas as partes, posso dizer que estou feliz por concluirmos este acordo de longo prazo para eu iniciar uma equipe na ALMS com o suporte deles.

Em 2008, nós disputaremos a American Le Mans Series com um Acura na categoria LMP2. Acho que o carro e a tecnologia, neste tipo de campeonato, são interessantes e emocionantes.

2 – Você está confiante em criar uma equipe que vai competir com consagrados times na ALMS, como Penske Racing e Andretti Green Racing?
R: Ganhei uma considerável experiência em administração quando trabalhei como Diretor Esportivo da equipe Honda de Fórmula 1, e sempre me interessei em saber como é dirigida uma equipe de sucesso como, por exemplo, a Penske.

Assim como outras empresas, uma equipe de corrida é formada por um grupo de pessoas. Não pretendo saber tudo, pois sempre teremos algo a aprender. Inevitavelmente vou delegar poderes a pessoas competentes que estarão ao meu lado para fazer um time competitivo. Estou confiante, pois podemos criar um ambiente onde os profissionais se sentirão confortáveis e motivados para produzir resultados.

3 – Como está o andamento do projeto e quando poderemos ver a de Ferran Motorsport no grid da ALMS?
R: Estamos no caminho certo. Já contratei o John Anderson, que será o Diretor Geral, e é reconhecido pela sua competência no mundo do automobilismo norte-americano. Ele tem uma vasta experiência e, no último ano, fazia parte do time que levou Dario Franchitti ao título da IRL e à vitória nas 500 Milhas de Indianápolis com a AGR.

No momento, estamos trabalhando para contratar as pessoas certas. Este será um grande desafio, mas tenho certeza que o enfrentaremos com muita vontade. Estaremos no grid assim que conseguirmos nos preparar completamente e espero que isto aconteça antes da metade da temporada.

4 – Quantas pessoas você contratará e aonde será a base da equipe?
R: Nosso modelo de negócio foi feito para termos de 15 a 20 pessoas conosco e estamos procurando por elas em Indianápolis. A cidade é o lugar perfeito, pois tem uma ótima comunidade automobilística desenvolvida, com muitas qualidades e vasta experiência pessoal. Tenho certeza que os profissionais de lá nos ajudarão a recrutar as pessoas certas.

Além disso, o networking entre os fornecedores é bastante desenvolvido e, honestamente, Indianápolis é uma cidade que realmente dá suporte às corridas. Será o local ideal para montarmos a nossa base.

5 – Para quando você espera o time funcionando completamente? E quando imagina ver a equipe integrando o grid da ALMS?
R: Nós receberemos o carro depois das 12 Horas de Sebring (12-15 de março) e faremos tudo para conseguir o acerto o mais rápido possível. No estágio atual, é muito cedo para falar em datas, mas o nosso objetivo é estrear durante a primeira metade da temporada.

6 – Este é apenas um ano de aprendizado para tentar o título em 2009?
R: É evidente que estamos nos organizando para montar a estruturar da equipe e iniciar as atividades o mais rápido possível. Não quero fazer previsões e não tenho datas na minha cabeça. Sei que o campeonato é muito forte e que será um ano duro, mas nunca entrei em uma corrida sem a intenção de vencer. No entanto, temos de ser realistas e saber que o acerto de tudo não será tão rápido.

7 – O quão difícil será exercer as funções de dono de equipe e piloto?
R: No passado, disse que seria difícil exercer as duas funções juntas. Então reconheço que será um grande desafio. No entanto, após conversar bastante com a Honda e pensar com cuidado, estou confiante porque, com a infra-estrutura certa, poderei realizar as duas funções com a minha habilidade máxima.

8 – Você havia se aposentado dos cockpits em 2003. O que o fez retornar em 2008? Isso foi parte do acordo com a Honda?
R: Em alguns momentos – cada um com uma intensidade diferente – eu senti falta de pilotar. Certamente senti saudades de levar um carro ao seu limite, é algo difícil de se substituir.

Neste espaço de tempo em que fiquei fora dos cockpits, dei o meu máximo para manter a forma e a condição física. Se eu estiver apto a fazer, vou ser competitivo. Estes protótipos têm alta pressão aerodinâmica e bastante aderência. Então são diferentes do que eu estava acostumado a andar. Estou concentrado e confiante de que serei competitivo. Como sempre, o meu objetivo é ser o piloto mais rápido do campeonato.

9 – O formato da ALMS requisita dois pilotos por carro. Você está procurando por um segundo piloto que tenha méritos ou alguém que possa trazer fundos para a equipe?
R: Estou procurando pelo piloto mais rápido. É muito importante para o time, e também para mim, ter alguém que comece este desafio acelerando. Estive longe dos cockpits e é importante saber que estou rápido. Temos os fundos necessários para sermos competitivos e este definitivamente não será um fator relevante.

10 – Você tem uma lista dos prováveis pilotos? Começou a conversar com alguém?
R: Tenho algumas idéias, mas prefiro não dividi-las ainda.

11 – Será uma época marcante para você?
R: De diversas maneiras é um sonho que se transforma em realidade. É uma oportunidade fantástica, e fica melhor ainda se pensar que é uma parceria com a Honda, empresa que conheço muito bem e que é reconhecida mundialmente não só pela qualidade no automobilismo, mas em todas as suas áreas de atuação. O desafio é gigante, mas isso o faz ser emocionante e, se Deus quiser, recompensador.

12 – Você e a Honda têm fortes ligações com a IRL. Por que este acordo por uma equipe de categoria de turismo?
R: Neste momento, a Honda está querendo aumentar a sua participação na ALMS.

Como um piloto de monoposto, não quero descartar um possível retorno a este tipo de competição, mas estou 100% dedicado e motivado com os carros de turismo. Acho a geração atual de tecnologia dos protótipos muito interessante. No meu ponto de vista, acredito que é o maior atrativo. Sempre amei a área técnica do automobilismo, especialmente os desenvolvimentos de chassi e motor. Será um desafio extremamente interessante para mim.

13 – Depois de ter conquistado muita coisa – incluindo uma vitória em Indianápolis – com o Roger Penske, como será enfrentá-lo na ALMS?
R: Tenho sentimentos diferentes sobre isso. Roger, sua família e muitos membros do time dele se tornaram meus amigos pessoais. São pessoas com quem me preocupo e quero muito bem. Exceto o fato de “brigarmos” na pista, este sentimento continua existindo. Acho que estou adquirindo o sentimento que Michael Andretti e Al Unser Jr. têm quando enfrentam os seus pais.

Mesmo com tudo isso, é o meu dever, o da minha equipe e também da Acura, dar o máximo para atingirmos o sucesso na pista.

14 – Olhando um pouco para frente, você acha que este é apenas o primeiro passo para disputar outros campeonatos, como as 24 de Horas de Le Mans e a IRL?
R: Estou 100% focado para fazer sucesso na ALMS e acho que isto já é o suficiente para o momento. Disputar Le Mans no futuro seria um desafio que eu adoraria enfrentar, mas não tenho planos definidos para isso atualmente.

Reunion Press
Fernanda Gonçalves

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