A Chevrolet vai apresentar no Salão de Detroit 2008 o Corvette ZR1 2009 – um super carro que traz tecnologia e refinamento, no modelo mais potente produzido pela General Motors na sua história.
"O objetivo da Chevrolet com o novo ZR1 é demonstrar o que um super carro é capaz de proporcionar a um preço menor que carros exóticos que custam duas, três ou quatro vezes a mais - e faz isso com uma forma brilhante," disse Ed Peper, Gerente Geral da Chevrolet EUA.
Dados básicos do Corvette ZR1:
• O novo motor supercharged LS9 6.2 l V8 foi criado para produzir pelo menos 100 cavalos de potência por litro, ou 620 cavalos de potência, e aproximadamente 82,3 kgfm de torque
• Câmbio de seis velocidades, transmissão manual desenvolvida nas corridas
• Nova embreagem de disco duplo
• Ajustes específicos de suspensão fazendo o modelo atingir mais de 1g de aderência em curva
• Rodas dianteiras de 19 polegadas e traseiras de 20 polegadas
• Pneus Michelin Pilot Sport 2 - P285/30ZR19 na dianteira e P335/25ZR20 na traseira – desenvolvidos especialmente para o ZR1
• Discos de freios carbono-cerâmico, perfurados – 15,5 polegadas de diâmetro (394 mm) na frente e 15 polegadas de diâmetro (380 mm) atrás.
• Pinças de freios maiores com área de pastilhas consideravelmente maior
• Pára-lamas dianteiros de fibra de carbono com ventilação específica para o ZR1
• Capô de fibra de carbono com uma janela elevada de policarbonato – oferecendo uma visão do intercooler embaixo dele
• Painel do teto de fibra de carbono, assim como, arco de teto e molduras das caixas de rodas.
• Spoiler traseiro específico do ZR1
• Conjunto de instrumentos específicos com medidor de aceleração (também visível no "display head-up", que projeta as informações no pára-brisa e leitura de velocímetro de 370km/h
• Peso em ordem de marcha de aproximadamente 1.519 kg
• Câmbio de seis velocidades, transmissão manual desenvolvida nas corridas
• Nova embreagem de disco duplo
• Ajustes específicos de suspensão fazendo o modelo atingir mais de 1g de aderência em curva
• Rodas dianteiras de 19 polegadas e traseiras de 20 polegadas
• Pneus Michelin Pilot Sport 2 - P285/30ZR19 na dianteira e P335/25ZR20 na traseira – desenvolvidos especialmente para o ZR1
• Discos de freios carbono-cerâmico, perfurados – 15,5 polegadas de diâmetro (394 mm) na frente e 15 polegadas de diâmetro (380 mm) atrás.
• Pinças de freios maiores com área de pastilhas consideravelmente maior
• Pára-lamas dianteiros de fibra de carbono com ventilação específica para o ZR1
• Capô de fibra de carbono com uma janela elevada de policarbonato – oferecendo uma visão do intercooler embaixo dele
• Painel do teto de fibra de carbono, assim como, arco de teto e molduras das caixas de rodas.
• Spoiler traseiro específico do ZR1
• Conjunto de instrumentos específicos com medidor de aceleração (também visível no "display head-up", que projeta as informações no pára-brisa e leitura de velocímetro de 370km/h
• Peso em ordem de marcha de aproximadamente 1.519 kg
Os componentes específicos do novo ZR1 funcionam harmoniosamente para fornecer o automóvel mais rápido e potente que já foi produzido pela General Motors. As estimativas de desempenho do veículo serão anunciadas próximo do lançamento em meados de 2008.
"Testes preliminares mostram que o ZR1 supera o altamente respeitado Corvette Z06 em todas as categorias de desempenho, desde a aceleração até a estabilidade em curvas e velocidade máxima," disse Peper. "Tudo isso de deve à relação peso-potência e o ZR1 é excepcional – melhor que o Porsche 911 GT1, o Ferrari 599 e até mesmo a Lamborghini LP604. De fato, espera-se que o ZR1 seja o primeiro Corvette de produção a atingir o limite de velocidade de pelo menos 320 km/h (200 mph)."
Motor Supercharged LS9O novo motor LS9 6.2L small-block (bloco-pequeno) é a central de energia que proporciona todo o desempenho do ZR1. O grande diferencial do desempenho e refinamento do LS9 é um supercharger grande, do tipo Roots, com um novo design de quatro rotores. Está equipado com um sistema de resfriamento integrado (intercooler) que reduz a temperatura de ar de entrada para máximo desempenho.
Uma sexta geração de supercharger desenvolvida pela Eaton ajuda o LS9 a produzir grande potência e torque a baixas rotações, puxando ar o suficiente para ajudar o motor a manter a potência durante os níveis mais elevados de rotação do motor. Componentes alternativos leves e de alta resistência permitem o desempenho confiável.
O LS9 é montado manualmente no Centro de Construção de Desempenho da GM em Wixom, Michigan, e incorpora processos especializados tipicamente vistos em motores de corrida para produzir um produto altamente refinado e preciso.
Transmissão O motor LS9 é apoiado por uma nova e mais resistente transmissão manual de seis velocidades e embreagem de disco duplo que garante excepcional poder de transmissão da potência, enquanto mantém um pequeno esforço de acionamento.
O sistema de embreagem de disco duplo também contribui para a excepcional qualidade de direção do ZR1, com troca de marchas fácil e confortável. O design do sistema de disco duplo permite uma redução de 25% na inércia, graças a platôs menores, de 260 mm, correspondendo a um esforço de pedal que é similar ao sistema de discos únicos do Corvette Z06 de 290 mm.
O eixo traseiro também é mais forte no ZR1 e apresenta diâmetros de eixo assimétricos que foram desenvolvidos depois de testes cuidadosos para prover o melhor gerenciamento do torque. Os eixos também são montados em um plano mais horizontal que combina com a ampla largura dos pneus e rodas traseiros.
O ZR1 é construído sobre o mesmo chassis de alumínio que o Corvette Z06 e apresenta suspensões independentes na frente e na traseira, com braços de controle de alumínio superiores e inferiores. Onde o ZR1 difere é no ajuste da suspensão, o qual foi otimizado para os pneus traseiros e dianteiros super largos do carro.
Freios, rodas e pneusProporcional a potência do motor do ZR1 é o sistema de freios, o qual é produzido com discos de freio de carbono-cerâmica. Achado apenas em alguns raros e mais caros super carros, os discos de freios de carbono-cerâmica, também utilizados na Fórmula 1, são feitos de um material de carboneto de silicone cerâmico com fibra de carbono reforçada. Sua vantagem está na massa baixa e alta resistência ao calor e ao desgaste. De fato, os discos nunca deveriam mostrar nenhuma corrosão ou precisar de troca durante toda a vida útil do veículo, quando é usado normalmente.
Os discos ventilados e perfurados no ZR1 medem 394 mm de diâmetro na frente e 380 mm de diâmetro na traseira – fazendo deles os maiores discos de carbono-cerâmica disponíveis em qualquer carro de produção.
Os discos de alta tecnologia são acondicionados sobre pinças frontais de seis pistões e traseiras de quatro pistões, pintados de um azul exclusivo do ZR1. As pastilhas dianteiras são equivalentes em tamanho às maiores em qualquer carro de produção com um design de pastilha singular – o dobro do Corvette Z06, com pastilhas dianteiras de 70 cm².
Os freios são visíveis através das rodas exclusivas do ZR1: medem 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira. Eles vêm padrão com um acabamento de pintura brilhante Prata e versões cromadas são opcionais. Pneus Michelin Pilot Sport 2 - P285/30ZR19 na dianteira e P335/25ZR20 na traseira – desenvolvidos especialmente para o ZR1.
O ZR1 é instantaneamente reconhecido, com talvez a característica mais identificável: um capô saliente de fibra de carbono que ostenta uma janela transparente de policarbonato. A janela deixa a mostra o intercooler do motor, com a frase "LS9 SUPERCHARGED" gravada em ambos os lados, e um revestimento do motor com o logo de bandeiras cruzadas do Corvette impresso na frente.
Pára-lamas dianteiros mais largos de fibra de carbono com duas ventilações inferiores, e um amplo spoiler traseiro da cor da carroceria incorporando no centro a lâmpada de freios montada no topo, também são exclusivos do ZR1. Todas as características exteriores do carro foram desenvolvidas para aumentar a estabilidade em altas velocidades e o controle direcional.
Detalhes Interiores
O interior do ZR1 está baseado na tradição da marca. A cabine do ZR1 diferencia-se do Corvette e do Corvette Z06 das seguintes maneiras:
• As placas do logo ZR1
• Bordado no apoio de cabeça com logo ZR1
• O painel com o emblema do ZR1 no tacômetro e um visor de 220 mph (370 km/h) no velocímetro
• Medidor de aceleração adicionado ao painel e display nos níveis dos olhos
O ZR1 básico se apresenta com acessórios baseados no Z06, incluindo assentos e conteúdos de pouco peso. O pacote interior do nível superior inclui assentos esportivos exclusivos, ajustáveis e de couro cortado (bordados com o logo do ZR1); personalizado, couro interior disponível em quatro cores; sistema de navegação, conexão Bluetooth.
Segundo os Números• As placas do logo ZR1
• Bordado no apoio de cabeça com logo ZR1
• O painel com o emblema do ZR1 no tacômetro e um visor de 220 mph (370 km/h) no velocímetro
• Medidor de aceleração adicionado ao painel e display nos níveis dos olhos
O ZR1 básico se apresenta com acessórios baseados no Z06, incluindo assentos e conteúdos de pouco peso. O pacote interior do nível superior inclui assentos esportivos exclusivos, ajustáveis e de couro cortado (bordados com o logo do ZR1); personalizado, couro interior disponível em quatro cores; sistema de navegação, conexão Bluetooth.
Além dos detalhes externos e da nova motorização, os modelos ZR1 serão distinguidos de outros modelos Corvette pelo seu número de chassis. Cada um portará um dígito identificador único, assim como um número de construção seqüencial. Isto faz com que seja fácil determinar o número de construção de um carro específico – informação prezada por entusiastas e colecionadores. Por exemplo, um ZR1 com o VIN terminando em "0150" indicaria que ele seria o centésimo qüinquagésimo modelo ZR1 construído no modelo do ano.
Fabiano Mazzeo
Renato Acciarto
Fabiano Mazzeo
Renato Acciarto
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