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quarta-feira, janeiro 09, 2008

* CADILLAC PROVOQ, CONCEITO NO SALÃO DE DETROIT 2008.


O carro de conceito a célula de combustível Provoq da Cadillac proporciona um desempenho limpo, livre de petróleo e um desenho de toque inconfundível

A Cadillac revela uma nova visão do futuro do transporte de luxo com o carro de conceito inovador a célula de combustível Provoq – um veículo esportivo utilitário movido a célula de combustível de hidrogênio que continua o compromisso da GM de substituir o petróleo através da tecnologia avançada.

O carro de conceito a célula de combustível Provoq da Cadillac é o último exemplo do sistema de propulsão revolucionário E-Flex da GM, combinando o novo sistema de quinta geração de célula de combustível e uma bateria de lítio-íon para produzir um veículo acionado eletricamente que no utiliza petróleo e sem emissões, exceto água. A tecnologia a célula de combustível de quinta geração do carro de conceito tem a metade do tamanho de seu predecessor, embora tenha sido desenvolvida para produzir mais potência e performance.

"A Cadillac é a conseqüência natural do seguinte passo da GM no desenvolvimento da plataforma E-Flex," disse Jim Taylor, gerente geral da Cadillac. "A verdadeira essência do Cadillac, é a respeito do luxo, desenho e tecnologia do primeiro nível, porém é o apropriado que o Cadillac seja impulsionado pela solução mais elegante. Isto sinala a intenção da Cadillac de liderar a indústria com uma tecnologia de combustível alternativa."

Variante da célula de combustível do sistema E-Flex
O carro de conceito tem autonomia de 300 milhas (483 km) com uma única carga de hidrogênio - com 280 milhas (450 km de hidrogênio e 20 milhas (32 km) a pura energia elétrica de bateria.
Um par de tanques de armazenagem de materiais compostos de 10.000 psi (700 bar) embaixo do piso do porta-malas carrega 13.2 libras (6 kg) de hidrogênio para alimentar a pilha de células de combustível, situada embaixo do capô. Onde o hidrogênio se mistura com oxigênio para gerar eletricidade – até 88 kW de potência continua. Um pacote de baterias de lítio-íon pode armazenar até um total de 9 kWh de energia elétrica e também proporciona um pico de 60 kW de desempenho adicional.

A eletricidade gerada pela célula de combustível é distribuída para um sistema de transmissão coaxial de 70kW para as rodas dianteiras e motores individuais de 40 kW nos cubos das rodas traseiras, dando ao Cadillac Provoq tração integral em todas as rodas e excelente dinâmica de condução. Sua velocidade de 0-60 mph (aproximadamente 100 km/h) em 8,5 segundos é muito mais do que uma melhora de 30 por cento sobre o sistema a célula de combustível da geração anterior, com um torque instantâneo para as rodas. O Provoq desenvolve uma velocidade máxima de 100 mph (160 km/h).

"Esta é uma visão do que irá a acontecer - um veículo elétrico a célula de combustível que proporciona as características de condução que os clientes de Cadillac desejam permitindo-lhes conseguir isso sem nenhuma gota de petróleo, enquanto emitindo somente vapor de água," disse Larry Burns, vice-presidente da GM de investigação e desenvolvimento. "Isto é a prova que os combustíveis alternativos e as tecnologias avançadas criam oportunidades ainda maiores para satisfazer os clientes que gostam do luxo."
Características marcantes
Com uma carroceria inteligente com o toque único da Cadillac, o carro de conceito Provoq redefine os veículos esportivos utilitários de luxo, oferecendo espaço sem compromissos para o passageiro e a carga, cumprindo com seu alcance de viagem e desempenho. As características adicionais de segurança incluem:

• Painel solar integrado no teto para ajudar a alimentar os acessórios a bordo, tais como as luzes interiores, sistema de áudio e mais.
• Tecnologia de freios com assistência elétrica
• Persianas na grade dianteira que fecham nas velocidades de rodovia para melhorar a aerodinâmica, e abrem em baixa velocidade para fornecer máximo esfriamento à pilha de células de combustível.

Desenho orientado à dinâmica
O Provoq tem um perfil atlético e inteligente que se integra na segunda geração do renascimento do desenho da Cadillac, liderado pelo 2008 CTS, com uma dinâmica e características que dão suporte ao trem de tração a célula de combustível de hidrogênio e contribuem à eficiência geral do veículo.

"Todas as capacidades de transporte de pessoas - e carga – que os clientes esperam nos esportivos utilitários e SUVs estão disponíveis no Provoq, junto com os atributos de primeira linha antecipados num Cadillac," disse Ed Welburn, vice-presidente, Design Global.
Os pontos principais incluem:

• Grade dianteira ativa, com persianas de grade que abrem quando a pilha de células de combustível precisa esfriar.
• Cobertura aerodinâmica total embaixo da carroceria
• Portas de carga incorporadas nas elegantes aberturas dos pára-lamas frontais
• Maçanetas de encaixe que apresentam uma operação de puxar-para-liberar
• Espelhos externos aerodinâmicos com sinais de direção integrais
• Lâmpada de freio traseira central incorporada de largura total no spoiler envolvente
• Lanternas verticais exclusivas com sutil desenho de asa
• Vidro lateral montado com pilares
• Rodas com espaço transparente entre os raios, criando um perfil mais polido enquanto mantém o desenho decidido do Cadillac
• Rack do teto

"Desde a grade forte, blindada, e os faróis verticais até as ligeiras linhas da carroceria, o Provoq se reconhece instantaneamente como um moderno Cadillac," disse Hoon Kim, designer principal de exteriores. "Como o novo CTS, ele é decidido e expressivo, embora há um perfil melhorado entre ditos extremos - é uma nova proposta em esportivos utilitários, com uma veloz, e quase aparência de cupê na traseira.

"Tudo a respeito do veículo reforça a idéia de que o estilo excelente e o transporte ambientalmente consciente podem se integrar juntos. " disse Kim. "Nós não sacrificamos a proporção, presença ou traços do desenho exemplar do Cadillac, nós temos utilizado isso para apoiar a eficiência do veículo.

"São as características que os clientes esperam," ele disse. "A adaptabilidade da arquitetura do E-Flex permitiu os designers criar um veículo de excelente aparência, independentemente da sua motorização baseada no combustível alternativo."

Kim sinala as portas de carga montadas nos pára lamas como exemplo notável. Elas permitem a carga ligando na rede elétrica, durante a noite, o que estende o alcance de condução. As portas têm uma aparência cromada-acetinada que incorporam uma luz âmbar que indica que o sistema está se carregando e uma luz verde para indicar quando a carga está completa.

Os faróis verticais, de luz de xenônio misturam estilo com funcionalidade, também, foram desenhadas na forma de asas para fazer do Provoq um carro tão aerodinâmico como é possível.
Realmente, o Provoq tem saliências curtas e uma altura esportiva que é complementada por grandes rodas de 21 polegadas.

As rodas possuem pneus Michelin convencionais que incorporam a tecnologia Green-X. Estes pneus com baixa resistência á rolagem apresentam um padrão de banda de rodagem que simula a nota "H20" para água.

Os designers e engenheiros da Michelin North America aceitaram com entusiasmo os desafios da GM para criar um pneu convencional com baixa resistência á rolagem para complementar a eficiência em energia e características ambientais do Cadillac Provoq. Durante os passados 15 anos, o fabricante de pneus tem desenvolvido quatro gerações de pneus "verdes" Michelin de economia de energia, e a abordagem comprometida da equipe com o projeto ajudou a reduzir o consumo geral de combustível do Provoq, sem sacrificar desempenho na estrada, aderência e segurança.

Quando é utilizado junto com as outras soluções de economia de combustível apresentadas pelo Cadillac Provoq, os benefícios dos pneus "verdes" Michelin de economia de energia incluem:
• Redução no custo geral da propriedade do consumidor
• Um alcance estendido do veículo devido a um uso mais eficiente da energia a bordo e sua capacidade de armazenagem
• Uma redução do impacto do veículo no ambiente através de menor emissão de CO2 e partículas.
Interior intransigente
Como o exterior, o interior do Provoq mistura estilo e funcionalidade. Acomoda cinco pessoas e incorpora o conforto, conveniência e características de informação e entretenimento que os clientes de Cadillac procuram. E o mais importante, a motorização a célula de combustível não invade o espaço do passageiro nem o da carga.

Os tanques de combustível de hidrogênio estão montados embaixo do piso da carga, com as baterias de armazenagem localizadas no centro do chassis. A pilha de células de combustível está localizada embaixo do capô, fazendo que o layout interior do Provoq seja mesmo o de um esportivo utilitário convencional, incluindo uma área completa de carga e um banco traseiro rebatido na proporção 60/40.

"O interior é espaçoso, bem equipado e oferece o espaço que as pessoas procuram num esportivo utilitário," disse Matt Erdey, designer principal de interiores. "Não existem compromissos dentro do Provoq para acomodar tanques de combustível e equipamento da motorização a célula de combustível – um fato que prova que a tecnologia e as possibilidades do mundo real estão crescendo juntos."

"Deixa ver os sinais, refinamento e atenção nos detalhes do novo CTS e os leva para o seguinte mais alto nível," disse Erdey. "Uma estrutura de cores contrastantes, uso extensivo da tecnologia de iluminação de ambientes e elementos tais como o couro artesanal cortado e costurado a mão exibindo detalhes franceses, são os elementos nos modelos Cadillac atuais, porém acrescentados no Provoq. "

O interior tem uma estrutura de cores contrastante em cinza escuro e claro, com detalhes cromados e cromos-acetinados tudo ao redor. A iluminação ambiental se estende ao painel de instrumentos e nos painéis das portas, assim como também nos espaços dos pés, soleiras e embaixo dos bancos.
Um exclusivo painel de instrumentos com grandes telas LCD configuráveis oferece uma quantidade de leituras de dados do veículo, incluindo informação da célula de combustível e desempenho do carro. Como o CTS, o Provoq tem um centro proeminente que aloja os sistemas de áudio e controle do clima assim como o sistema de navegação que se eleva por cima do painel de instrumentos. Também como no CTS, há um disco rígido integrado que armazena mapas de navegação, milhares de músicas e muito mais.

Entre os bancos dianteiros há um grande painel central com um compartimento totalmente integrado de armazenagem que é o centro operacional das portas dos dispositivos conectados por a interface USB e outros aparelhos eletrônicos. O painel também tem um portador de telefone celular com Bluetooth integrado e carga indutiva. O mecanismo compacto de troca de marchas no painel utiliza tecnologia assistida eletricamente para engatar as marchas, deixando mais espaço de armazenagem dentro do painel.

Também foram utilizados uma variedade de materiais recicláveis e reciclados. Os pontos principais incluem:

• O revestimento do teto é coberto por um material completamente reciclável baseado em soja.
• O tapete é feito de poliéster reciclado e juta
• O couro utilizado para cobrir os bancos e painel de instrumentos não contém substâncias químicas tóxicas.
• Revestimento Xorel utilizado nos painéis das portas e de instrumentos; tratado para se comportar como fibra de carbono
• Detalhes cromados com materiais não tóxicos

Os componentes ecologicamente corretos do interior se misturam discretamente no Provoq com os materiais mais convencionais, melhorando o ambiente integrado do veículo, totalmente orientado ao cliente. O mesmo vale para a área de carga, que apresenta uma tomada de energia auxiliar e um piso de carga que está ao mesmo nível que a entrada no convés.

"A integração das características e a tecnologia é notável," disse Erdey. "Se você não soubesse que há uma pilha de células de combustível de hidrogênio embaixo do capô, nunca perceberia uma outra coisa que um veículo esportivo utilitário espaçoso e funcional."

ESPECIFICAÇÕES

Tipo de veículo: esportivo utilitário quatro portas
Distância entre os eixos (pol/mm): 114.4 / 2906
Comprimento (pol/mm): 180.3 / 4580
Largura (pol/mm): 72.8 / 1850
Altura (pol/mm): 67 / 1703
Bitola (pol/mm): 64.5 / 1639 (dianteiro e traseiro)
Motorização a célula de combustível de 88 KW com acionamento dianteiro frontal coaxial; motores independentes das rodas traseiras
Suspensão: independente nas quatro rodas, MacPherson-strut (frontal), multi-link (traseira)
Freios: a disco nas quatro rodas, assistidos eletricamente, eletricidade regenerativa
Rodas: alumínio 21-pol. x 6,5-pol.
Pneus: 205/60R21 "verdes" Green-X de Michelin com economia de energia

Fabiano Mazzeo
Renato Acciarto

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